A coleção National Statuary Hall, uma sala do capitólio americano que é dedicada a render homenagens a pessoas que ficaram marcadas na história do país ganhará um novo item. Uma estátua, em tamanho real, do evangelista Billy Grahan, será instalada no local.
O capitólio é a sede do Poder Legislativo nos Estados Unidos e o país gosta de manter no local um lugar específico para homenagear pessoas ilustres que contribuíram para sociedade americana.
A estátua foi criada por Chas Fagan, um famoso escultor que já trabalhou com a representação de outras figuras religiosas, como São João Paulo II e Madre Tereza de Calcutá.
Vidas negras importam
Billy Grahan ganhou a vaga da Carolina do Norte entre as estátuas. São ao todo 100, e cada estado tem direito a duas personalidades representadas.
Ele vai ocupar o lugar de Charles Aycock, um ex-governador que também era considerado um supremacista branco. Com os protestos que tem tomado os EUA nos últimos meses, a substituição se fez necessária.
Apoio
Para ocupar o lugar, Grahan contou com o apoio amplo entre os parlamentares, principalmente por ser um dos maiores evangelistas do século 20. Quando Grahan ainda estava vivo, o senador Dan Souceck já cogitava a instalação de uma estátua dele.
Billy Grahan figurou por cerca de 60 anos entre as dez pessoas mais admiradas pelo povo americano, em ranking realizado pela revista Gallup Poll.
A estátua
A estátua será inspirada em Billy Grahan na década de 60 e mostrará o evangelista de pé, segurando uma bíblia em uma das mãos e em posição de pregação. Um esboço da obra já foi mostrada a família de Billy Grahan, que já a teria aprovado.
Família agradece
Franklin Grahan, filho de Billy, afirmou que o pai dificilmente, em vida, pressionaria para alguém com o intuito de receber tal homenagem. Afirmou ainda que o que o pai gostaria é que “Deus fosse glorificado”.
Por fim, afirmou ainda que a Associação Evangelística Billy Grahan irá atuar para arrecadar os valores necessários para a feitura da estátua e sua instalação, avalisdos em US$ 650.000.