Muitas pessoas passaram por uma moradora de rua na região da Vila Kennedy, no Rio de Janeiro, sem parar nem por um minuto para saber se ela estava precisando de alguma coisa, mesmo que fosse um dia bem frio e ela estivesse desagasalhada. No entanto, Ednei agiu de forma humana e foi isso que o colocou no centro de uma grande campanha de solidariedade.
Ele estava passando pela região e notou que que a moradora de rua estava encolhida, provavelmente com bastante frio. Foi então que ele ofereceu a ela duas coisas das quais ela necessitava no momento: um lanche e um cobertor.
No entanto, havia câmeras no local e a sua atitude chamou a atenção de quem viu as filmagens. Sendo assim, elas se tornaram virais e muitas pessoas o parabenizaram pela sua boa ação e pela demonstração de humanidade que o motoboy deu.
A forma de “recompensar” Ednei por causa da sua boa ação veio do site Razões para Acreditar e da iniciativa Vaquinha VOAA, do mesmo site: a de arrecadar R$ 20.000 para que uma nova moto fosse comprada para o motoboy.
A ideia surgiu depois de começarem a pesquisar mais sobre a vida de Ednei, descobrindo a sua profissão e o veículo que ele usava. Logo ficou claro que se tratava de uma moto bastante velha, que tinha diversos problemas e que atrapalhava muito a sua profissão. Por causa disso, começou-se a Vaquinha VOAA para arrecadar a quantia necessária.
O resultado foi melhor do que se esperava: os internautas doaram um total de R$ 22.000 e Ednei conseguiu comprar um novo veículo de trabalho. Inclusive, ele gravou um vídeo, que está no Instagram da Vaquinha VOAA, agradecendo pela ajuda.
O motivo de tanto reconhecimento a Ednei é que, infelizmente, a sociedade não está acostumada a ver pessoas auxiliando assim os moradores de rua, que sofrem de muito intenso em todas as épocas do ano, mas em especial nas estações mais frias, podendo contrair diversas doenças devido à friagem.