A região sul do país amanheceu com uma bela de uma geada, onde as fortes chuvas das últimas semanas finalmente deram uma trégua, mas agora o inverno acabou chegando de vez. E a região oeste de Santa Catarina já registrou a primeira grande queda de temperatura desta estação, onde os termômetros marcaram a primeira temperatura negativa.
No início da manhã desta terça-feira (04/06), uma massa polar juntamente com o ar seco e frio na região sul do país, fez o termômetro marcar -2 na cidade de Urupema. Porém já a partir das 9hs um lindo sol está surgindo na região e deixando o clima mais agradável, mesmo os ventos espalhando uma temperatura mais amena.
O Centro de Informação de Recursos Ambientais e Hidrometeorologia de Santa Catarina (EPAGRI/CIRAM), às 6hs desta manhã, Urupema marcava -1,3ºC e pelas 7hs já marcava -2ºC. Logo após este horário, com a elevação do sol, as temperaturas começaram a subir, mas as máximas não devem ultrapassar os 20ºC em toda a Serra e região Oeste do estado.
Outra cidade de SC que amanheceu com um forte nevoeiro foi São Joaquim.
Na grande Florianópolis e região mais ao sul do estado, as máximas devem variar entre 21ºC e 23ºC. No Paraná a capital também amanheceu gelada, mas antes das 8hs o sol já começava a derreter as formações de gelo, mas o clima segue com temperaturas próximas dos 10ºC nesta manhã.
Já o Rio Grande do Sul também amanheceu com um clima bem frio, porém nenhum termômetro registrou temperaturas abaixo de zero, nem mesmo nas cidades da Serra Gaúcha, como Gramado, Canela e Bento Gonçalves.
O clima segue frio em toda a região e este promete ser um dos invernos mais rigorosos dos últimos anos.
Confira algumas fotos de moradores das regiões que amanheceram com geadas:
Foto: Marcelo Macedo
Foto: Wagner Urbano
Foto: Marleno Muniz