Prefeituráveis esclarecem como pretendem por em prática algumas de suas promessas
Após o primeiro debate entre prefeituráveis no dia 19 de agosto, no auditório da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços (Cacism), o A Razão separou cinco propostas apresentadas pelos candidatos na ocasião. A reportagem conversou com os oito candidatos para entender melhorar estas ideias que eles apresentaram e para saber como eles pretendem colocar estas propostas em prática.
Os planos de governo dos candidatos englobam os mais variados assuntos. Contudo, para a edição deste final de semana, o jornal publica as explicações dos postulantes à Prefeitura, com base nas propostas elencadas na edição do final de semana 20 e 21 de agosto. Os tópicos são Educação em Santa Maria, valorização de funcionários públicos e Infraestrutura do interior do município.
As propostas explicadas pelos candidatos*
Alcir Martins (Psol)
Proposta: Cumprir a Lei do Piso do Magistério
Candidato: É unanimidade entre vários discursos, que a educação deve ser prioridade. Sabemos que cada centavo investido em educação pública significa pelo menos três vezes de retorno em desenvolvimento econômico e bem-estar social. Mas é preciso ter compromisso real com isso e construir as condições para que a educação cumpra o papel que lhe cabe, sem ilusões nem demagogias. Qualificar e valorizar a educação pública, exige necessariamente a valorização profissional com salários e condições de trabalho dignos. É inadmissível que as professoras e professores da Rede Municipal estejam recebendo quase 7% abaixo do que indica a Lei do PSPN (Piso Salarial Profissional Nacional). Em nosso governo, vamos ‘desjudicializar’ a discussão com a categoria e garantir, já no primeiro ano de governo, que se cumpra o que diz a lei: um piso de R$ 2.135,64 para jornadas de até 40h semanais, com garantia plena das horas-atividade, planejamento e reuniões pedagógicas. Empregando recursos próprios e também repasses do FUNDEB.
Fabiano Pereira (PSB)
Proposta: Fornecer uniforme para as escolas municipais
Candidato: Uma Educação de qualidade passa pela organização, disciplina e apoio aos professores. A prefeitura fornecerá uniformes de inverno e verão aos 19 mil alunos da Rede Pública municipal, e seu uso será obrigatória. Isso ajudará as famílias a poupar na vestimenta dos filhos, garantirá mais organização e menos ostentação em sala de aula facilitando a vida dos professores, e ainda auxiliará na segurança: nas ruas, no transporte e nas Escolas, a população identificará quem é estudante da nossa Rede. A prefeitura já investe cerca de 27% do seu orçamento na Educação, e irá destinar recursos para uniformizar os estudantes.
Jader Maretoli (SD)
Proposta: Escola de turno integral
Candidato: Hoje se queremos combater a criminalidade precisamos, urgentemente começar implantar as escolas de turno integral, pois somente assim vamos conseguir tirar os jovens das esquinas e dar uma ocupação para os mesmo ajudando ainda mais na formação do caráter de um bom cidadão, principalmente dando tranquilidade aos pais que são trabalhadores e passam uma boa parte do seu dia fora e precisam ter a paz de saber que seus filhos não estão vulneráveis ao crime. Podemos sim ampliar os horários das creches e criar escola de turno integral dar uniformes e quites escolares para os alunos de baixa renda, investir na criação dos cursos de qualificação para ingresso no mercado de trabalho e na formação dos professores, dando melhor estrutura de trabalho e qualidade de vida para eles, buscando uma melhora salarial para todos da classe de educacional que é o verdadeiro alicerce da sociedade. Sim, isso é possível.
Jorge Pozzobom (PSDB)
Proposta: Fortalecer a Escola Municipal de Aprendizagem Industrial (EMAI)
Candidato: Santa Maria é conhecida no mundo afora como um polo e uma referência na Educação e, naquilo que compete à Administração Municipal, essa área receberá uma atenção muito especial na nossa gestão. Além do compromisso de concluir as 10 creches do programa Proinfância, vamos investir fortemente no Ensino Técnico, fortalecendo a Escola Municipal de Aprendizagem Industrial (EMAI), que funciona na Avenida Rio Branco, junto à Gare da Viação Férrea. Além de formar mão de obra qualificada pronta para ser absorvida pelo mercado de trabalho nos ramos da indústria e da construção civil, a EMAI tem um grande potencial de empreendedorismo a ser explorado nos cursos técnicos de Desenho Industrial, Eletricidade, Mecânica e Metalurgia. O premiado projeto da Churrasqueira Solar, desenvolvido pelos alunos da Escola Municipal é apenas um exemplo disso.
Marcelo Bisogno (PDT)
Proposta: Abertura de escolas nos fins de semana e durante as férias
Candidato: Este projeto visa integrar escola e a comunidade com atividades como apresentações culturais e artísticas, competições esportivas, cursos extracurriculares e técnicos, sendo realizados em períodos de férias ou nos finais de semanas. Esta é uma prática que já existe em outros municípios, promove a qualidade de vida, contribui para a inserção social, e une as famílias. Este projeto será implementado junto de outras melhorias como o pagamento do Piso Nacional aos professores do município, o retorno das reuniões pedagógicas, o fortalecimento do Conselho Municipal de Educação, melhoramento da infraestrutura que garantem o funcionamento da escola e um transporte escolar de qualidade.
Paulo Weller (PSTU)
Proposta: Valorização do servidor público
Candidato: A gestão municipal atual não respeita a Lei do Piso para os professores municipais e pratica um arrocho salarial em relação a todos os funcionários enquanto os maiores salários continuam intocados. O pagamento do piso salarial nacional deve ser obrigação. Boas escolas e ensino de qualidade. Fim da reeleição dos diretores pela plena gestão democrática. Retomar as reuniões pedagógicas nas escolas. Implementar um plano de saúde aos professores estendido a todos os funcionários. Resolver a questão da falta de professores na rede municipal. Abertura imediata de concurso público para desafogar as demandas do atendimento a população e melhorar o atendimento público.
Valdeci Oliveira (PT)
Proposta: Criar a Secretaria Municipal do Interior
Candidato: A principal proposta de Valdeci e Helen para o setor primário é a criação da Secretaria Municipal do interior com maquinário próprio. O objetivo primordial com isso é justamente dar prioridade política e administrativa para enfrentar o precário estado de conservação das estradas do interior, fato que dificulta o escoamento da safra e traz prejuízos econômicos para os trabalhadores do campo. A atual estrutura municipal voltada para o interior é bastante insuficiente e não dá conta da demanda de serviços existentes. Combinado com isso, a gestão Valdeci e Helen, diferente do que ocorre hoje, investirá pesado na captação de recursos externos, os quais, em parte, serão utilizados para estruturar o parque de máquinas próprio da Secretaria do Interior.
Werner Rempel (PPL)
Proposta: Criar dois parques de máquinas, um para a região norte-oeste e outra para a região leste-sul do nosso interior
Candidato: O interior do município carece cronicamente de estradas em condições de trafegabilidade. Entre 2005 e 2008, quando fui vice-prefeito de Valdeci de Oliveira, na discussão sobre a aplicação dos recursos do empréstimo do Banco Mundial, constatamos que de pouco resolveria aplicar os recursos diretamente na construção de estradas e que melhor resultado teríamos a compra de dois parques de máquinas: um para a região leste-sul e outro para a região norte-oeste. A ideia era de fazer os equipamentos permanecerem naquelas regiões. Temos a intenção de perseguir a realização disto.