A Rede Globo está se preparando para, novamente, tentar voltar às gravações de duas de suas novelas: Amor de Mãe e Salve-se Quem Puder, que ocupavam as faixas das 21h e das 19h, respectivamente, antes da pandemia de COVID-19.
Todavia, muitas pessoas, ao saberem dessa notícia, passaram a ver hipocrisia por parte da emissora carioca, que é uma das principais defensoras da campanha “Fique em casa”, incentivando os cidadãos a evitar sair. Dessa forma, esses telespectadores acreditam que h[a incoerência ao retomar gravações quando os profissionais da técnica e os atores poderiam se contaminar.
Para acabar com essa impressão, a emissora anunciou que todos os envolvidos passarão por um protocolo sanitário que incluirá o acompanhamento de alimentos, por exemplo, dando recomendações a todos os profissionais. Todas as pessoas terão de usar máscaras (a menos no momento da gravação das cenas), além do oferecimento abundante de álcool em gel.
Cabe salientar que uma das medidas tomadas pela emissora para que as novelas sejam gravadas novamente é não permitir que maquiagens sejam compartilhadas: a partir de agora, todos os atores deverão levar a sua própria maquiagem.
Isso porque o compartilhamento de itens pessoais é veementemente criticado pelos infectologistas: uma pessoa que seja assintomática, mas que tenha o coronavírus pode passa-lo para o rímel usando este entrar em contato com os seus olhos. Assim que outro indivíduo o utilizar, ele também ficará infectado.
Os beijos, toques e abraços também foram banidos de ambas as novelas por enquanto. Quando for necessário que um personagem esteja em um lugar cheio ou tenha que abraçar ou beijar alguém, será usada tecnologia de efeitos especiais para conseguir isso. Aliás, esse foi um dos obstáculos para que as gravações recomeçassem: não é tão simples lidar com esse tipo de tecnologia.
No entanto, nem Amor de Mãe e nem Salve-se Quem Puder voltam às telas em 2020: na faixa das 21h, é provável que a próxima trama exibida seja A Força do Querer; às 19h, Flor do Caribe.