A Mier, criada na Alemanha e fabricada no Brasil, já tem um cervejeiro no município e deve ser lançada em julho
Que tal uma cerveja desenvolvida com um ingrediente tradicional no Rio Grande do Sul: a erva-mate? Foi o que pensou o santa-mariense e fundador da Aiesec-SM Fabrício Martins do Canto. A ideia surgiu em uma conversa de bar em dezembro de 2011, na Alemanha, onde ele mora atualmente. Lá, a “Mier” (nome da cerveja) ganhou espaço nos meios de comunicação, desde a sua primeira produção, em 27 de fevereiro deste ano. Em Santa Maria, o produto deve ser inaugurado no próximo mês pelas mãos do cervejeiro Pedro Luís Kaltbach Lemos.
Hoje, a Mier é comercializada no bar Meta Mate, um estabelecimento de Berlim onde também se compram ervas industriais argentinas e seleções de erva-mate de plantações brasileiras elaboradas por Fabrício. De acordo com o comerciante, o sucesso é tanto que existe uma grande fábrica da Bélgica produzindo e a Oktoberfest de Sydney, na Austrália, já realizou encomenda. “Na Alemanha já estamos na sexta produção e estamos vendendo muito bem”, garante o idealizador da marca.
Segundo o fundador da Mier, um dos objetivos é difundir a ideia para que mais pessoas se interessem em fazer o produto. “Queremos adaptar o gosto da cerveja para cada cidade que quiser desenvolver”, afirma.
Em Santa Maria, o cervejeiro Pedro Luís Kaltbach será o responsável por fabricar a Mier e adaptar o gosto ao paladar dos santa-marienses. O objetivo de Kaltbach é montar uma cervejaria na cidade. “Por enquanto vamos fazendo as experiências em uma fábrica artesanal”, comenta o cervejeiro.
No dia 10 de junho foi realizada a primeira receita da Mier pela Kaltbach, que deverá se chamar Kaltbeer. O cervejeiro Pedro Luís adianta que a participação da comunidade será fundamental no processo. “Queremos que a população nos ajude fazendo a degustação do produto e, também, pretendemos apoiar o produtor local com alguns ingredientes usados na cerveja”, salienta.
Após o lançamento, que deverá acontecer na metade de julho deste ano em um restaurante local, o produto irá custar doze reais.
Quem se interessar em realizar a degustação pode se inscrever pelo endereço de e-mail: [email protected] . Mais informações sobre a Mier podem ser vistas no site.
Compartilhe nas redes sociais!