A CNN Brasil viu, no mês de julho de 2020, sua audiência despencar. Segundo os dados que foram consolidados pelo Ibope, a emissora amargou a 45ª posição entre as Tvs brasileiras. Uma queda de 19 posições em relação ao mês anterior.
A rede de notícias estreou no país poucos dias antes do início da pandemia e sua cobertura foi bastante elogiada em meados de março e abril. Entretanto, com o passar do tempo, rusgas internas, demissões e trocas de apresentadores se tornou algo comum dentro da rede.
Concorrência
No Brasil a CNN conta com rivais de peso, que já tem longo tempo na estrada, o que pode dificultar sua recuperação.
No mesmo período em que a audiência da CNN caiu a 0,06 ponto, a Globonews, maior concorrente, marcou 0,22, enquanto que a Record News 1,13. Assim, a rede de noticias da rede Globo ocupou o 9º lugar entre as audiências, a Record o 22º e a CNN apenas o 45º.
No quadro geral a situação é ainda pior. A Rede Globo é a grande líder e acumulou 12,9 pontos ao longo de julho. Em segundo lugar vem o SBT, com 4,14 pontos.
Crise interna
A CNN Brasil sabia que, como estreante, haveria um inicial boom na audiência em virtude da curiosidade dos telespectadores. Entretanto, a queda brusca e vertiginosa liga um alerta na rede de notícias, que deve começar a rever estratégias.
Uma das críticas que tem sido feitas a empresa é a constante dança das cadeiras, com apresentadores sendo alocados em um programa e, semanas depois, transferidos para outro.
O grande debate
Carro chefe e um dos primeiros programas de sucesso da rede, O grande debate sofreu a primeira grande queda quando Gabriela Prioli se recusou a continuar participando dos debates.
Depois disso, pouca gente se firmou.
Flexibilização
Outro ponto a ser considerado é que, com a flexibilização da quarentena no país, muita gente está voltando ao trabalho e, por isso, haveria uma tendência de queda na audiência.
Seja como for, a CNN Brasil já ligou seu alerta pela audiência.