O cantor sertanejo Cauan segue com um quadro delicado de coronavírus, estando há vários dias internado depois de ter o seu teste positivo recebido. Com o passar do tempo, a função pulmonar do artista foi se deteriorando cada vez mais e, agora, está em 50%, muito menos do que seria necessário para que uma pessoa esteja saudável.
De acordo com a esposa do cantor, que é quem tem mantido os fãs e a imprensa informados com relação ao seu estado de saúde, foi essa a razão pela qual ele está agora aos cuidados da Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Até o momento, ele não está entubado, mas não se pode descartar a possibilidade devido à quantidade baixa de saturação de oxigênio, o que pode levar à insuficiência respiratória.
No entanto, a sua família continua acreditando que ele possa se recuperar e, em breve, ter alta ao menos da UTI. Apesar disso, também não há informações sobre o fato de ele estar ou não ligado a algum respirador.
Condição de Cauan é uma das mais comuns para quem contrai COVID-19
A situação de Cauan não é isolada e muitos dos pacientes que são hospitalizados por causa da COVID-19 passam pelo mesmo, sendo esse um dos principais motivos de óbito dentre os contaminados.
Não é à toa que todos os países correram tanto para conseguir respiradores artificiais logo que a pandemia se iniciou: esse é um equipamento médico que aumenta muito a possibilidade de sobrevivência de quem contrai a doença.
Atualmente, o Brasil tem uma quantidade bem grande de respiradores e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) também está realizando o reparo de uma série de respiradores artificiais que estavam danificados e que não eram usados há bastante tempo pelos hospitais.
As formas de evitar a contaminação com o coronavírus são manter o distanciamento social, usar máscara por no máximo 4 horas (sempre com duas camadas de tecido) e fazer a higienização das mãos com álcool em gel ou com álcool 70%.