Quando se trata de ajudar regiões consideradas carentes, todos logo pensam em doações de alimentos, de roupas, de comida, etc. É claro que tudo isso é de vital importância, mas levar um pouco de alegria e de esperança para as crianças também não pode ser esquecido.
É isso que o projeto liderado pelo pastor Alexandre Machado, chamado Doutores da Graça, está fazendo na cidade de Canoas, que se localiza no Rio Grande do Sul. Na realidade, diversos voluntários, vestidos de médicos e de palhaços, proporcionaram momentos de descontração às crianças que moram no Bairro Guajuviras e que passam por diversas formas de necessidade.
Uma das etapas do projeto consiste em montar um teatro infantil no qual são encenadas diversas passagens bíblicas de maneira lúdica e divertida. Com isso, a fé e a esperança são incutidas no coração dos pequenos, além de os adultos também se emocionarem e conseguirem um tempo para relaxar e alimentar a sua fé em Deus e em momentos melhores futuros.
De acordo com o criador do projeto Doutores da Graça, Noi Claus, é muito importante que os pequenos não sejam sufocados nesse momento de tanta crise e de tantos problemas que o mundo todo vem enfrentando.
De fato, é claro que as inseguranças econômicas, de saúde e até os medos sociais acabam por tomar todo o tempo e a reflexão dos adultos, mas é indispensável que eles não se esqueçam de que as crianças também precisam ter as suas necessidades emocionais e espirituais acompanhadas. Essa é uma forma de impedir que elas desenvolvam traumas, depressão e outros problemas.
Até hoje, o Doutores da Graça já esteve presente não somente em comunidades, mas em hospitais também, de forma parecida com o Doutores da Alegria: são 150.000 pacientes que já receberam uma palavra de fé e tiveram um momento de descontração proporcionado pelo projeto de Noi Claus.
No caso do Bairro Guajuviras, a ação realizada trouxe mais esperança para mais de 110 crianças.