O Conselho Nacional de Previdência Social emitiu uma recomendação para que as operações com cartões de crédito fixadas pelo INSS sejam limitadas a 160% dos valores da remuneração dos beneficiários.
A outra orientação do Conselho foi de que os créditos consignados tenham um prazo maior para começarem a ser pagos. A ideia é que o desconto da das primeiras parcelas ocorra mais tarde, para que o beneficiário tenha mais fôlego.
Para chegar ao valor da diminuição o Conselho levou em consideração o valor que foi estipulado como limite para os cartões de crédito (2,70%).
Taxas de juros
Já no mês de março, o Conselho já havia diminuído de 2,08% para 1,8%, no caso dos empréstimos consignados para pensionistas e aposentados. Já os juros do cartão de crédito também foram alterados e foram de 3% a 2,7%.
Afora isso, o prazo máximo para pagamento das parcelas também aumentos em 12 meses, de 72 para 84. Com isso, é possível para o aposentado e pensionista ganhar algum tempo para realizar o pagamento das dívidas.
A ideia é que as taxas continuem diminuindo e que os prazos continuem aumentando. Os consignados aos aposentados têm sido um respiro para a economia de muitos brasileiros. Em tempos de pandemia, qualquer dinheiro é bem-vindo.
É preciso ter cuidado
Apesar das facilidades que estão surgindo para os pensionistas e aposentados do INSS, é preciso ter cuidado para não se endividar em excesso. As taxas podem ser baixas, mas a retomada econômica não parece estar próxima de acontecer.
Segundo a Associação Brasileira de Bancos, a maioria dos aposentados e pensionistas que possuem crédito consignado, cerca de 65%, se utilizam dos empréstimos para pagar dívidas altas, como as do cartão de crédito e de cheque especial.
Apenas 21% dos aposentados utilizam os valores dos empréstimos para bancar medicamentos e outros exames.
A dica é tratar cada contratação com muito cuidado, evitando comprometer o orçamento familiar com empréstimos a longo prazo. Os valores estão baixos e os prazos estão longos, mas a crise econômica não tem prazo para acabar. Tenha cuidado.