A partir das 9 horas desta terça-feira (08/10) a Receita Federal irá liberar a consulta do 5º lote da restituição do Imposto de Renda de 2019.
Nesta remessa serão mais de 2,7 milhões de contribuintes beneficiados, onde 4.281 possuem alguma deficiência mental, física ou sofrem de moléstia grave, outros 4.848 são idosos acima dos 80 anos, 32.634 possuem idade entre 60 e 79 anos, outros 17.056 possuem fonte de renda principal através do magistério.
O restante é para aqueles que entregaram a declaração dentro do prazo previsto e estão tudo certo diante da receita.
O governo federal estima que serão pagos R$ 3,5 bilhões, já que há também a incidência de restituições residuais dos anos de 2008 a 2018. Os pagamentos começam a ser realizados já a partir do próximo dia 15 de outubro.
Operações com Bitcoin e outras criptomoedas deverão ser informadas a Receita Federal.
Juros
Como os pagamentos das restituições já começaram em maio, quem for receber em outubro terá o valor corrigido pela variação da taxa Selic (básica de juros), sem a incidência de novos impostos. O 5º lote terá uma correção de 3,54%.
Os próximos lotes devem ser pagos conforme a data do envio das declarações, sempre respeitando a ordem de entrega. Mas todos os valores devem ser corrigidos de acordo com a taxa Selic.
Datas de pagamentos das próximas restituições
Do quinto lote da restituição, os valores devem começar a ser pagos a partir do próximo dia 15 de outubro.
O sexto lote deve ser pago a partir do dia 18 de novembro.
Já o sétimo e último lote será pago a partir do dia 16 de dezembro.
Lembrando que se o seu nome não estiver nas restituições, há uma grande chance de você estar na malha fina.
Para fazer a consulta do 5º lote da restituição do IR acesse: http://servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/ConsRest/Atual.app/paginas/mobile/restituicaoMobi.asp