No Rio de Janeiro, nove agências do INSS, já voltaram a atender de forma presencial. Entretanto, os segurados continuam reclamando da dificuldade para remarcar a perícia. O Instituto alega que está resolvendo esse problema. A data para reabertura das agências foi em 14 de setembro, com os peritos voltando apenas na semana seguinte, para os seus postos de trabalho. .
O relato de um segurado do INSS
De acordo com uma entrevista pelo G1, com o Fabrício Cesar da Cruz de Oliveira, que é um segurado, que está recém-operado, contou que, fez o agendamento de sua perícia médica, para a respectiva agência de Nova Iguaçu, no dia 14 e os peritos ainda não tinham retornado. Ele ligou para o 135, para fazer uma nova remarcação para o dia 30 de setembro e o perito compareceu.
Ele ainda continuou, dizendo que todos que estavam na fila do dia 30 de setembro, foram mandados para casa, pelos funcionários, para que fosse reagendada uma nova data, apesar do perito ter ido para essa consulta na agência de Paracambi, no Rio de Janeiro, não tinha internet, impossibilitando essa consulta e fazendo com que ele marcasse pela terceira vez, uma nova.
A resposta do INSS
O desespero do segurado Fabrício Cesar da Cruz é o de milhares de outros, sem uma data para um novo reagendamento e não sabem o que fazer, por dependerem desse serviço do INSS, que reconhece que houve essa interrupção do fornecimento de energia, por causa de uma falha que foi apresentada pela operadora OI, impossibilitando o atendimento do perito.
O atendimento do perito é feito pela internet em um dos postos do INSS. Uma nota enviada para o G1 informou que esse reparo já foi feito pela operadora OI nessa agência. O INSS também informou que está buscando uma solução para o caso de Fabrício, para que ele possa ser reagendado sem prejuízo algum para o segurado.