Excelente notícia para os policiais militares e para os bombeiros que trabalham no Distrito Federal: o aumento de salário em 8%, que ainda não tinha sido oficializado, agora foi votado e permitido pelo Congresso.
Os servidores estão recebendo os 8% adicionais em seus vencimentos desde o mês de janeiro, quando foi criada uma medida provisória nesse sentido. Porém, era esperado que tudo se tornasse oficial, o que vai acontecer assim que o Senado também fizer a sua própria votação.
Contudo, é claro que o governo federal já está colocando na ponta do lápis quanto que esse aumento de salário vai custar. A estimativa é de que, até 2021, o montante chegue a quase R$ 520.000.000, inclusive porque a Vantagem Pecuniária Especial também foi modificada e agora aumentou em 25%.
Muitos questionam se esse é o momento de elevar o salário desses servidores
É claro que os policiais militares e os bombeiros do Distrito Federal ficaram felizes com esse aumento, mas a decisão também está causando certo receio em quem acredita que, com a situação atual do país, pode ser precipitado conceder esse reajuste.
Inclusive, se os servidores públicos brasilienses têm essa vantagem, pode não demorar para que as corporações de outras partes do país também queiram os seus próprios reajustes.
De acordo com Kim Kataguiri (DEM), que é deputado, o fato de o governo ter decidido primeiro que nenhum funcionário público poderia ter aumento vai na contramão desse reajuste anunciado agora e apenas para a capital do Brasil.
Agora, o Senado Federal realizará o seu próprio debate em relação ao assunto e os seus integrantes votarão. Somente depois disso é que tudo se tornará oficial ou, eventualmente haverá impedimento dos senadores.