O certo é todo mundo virar vegetariano? Há somente vantagens no NÃO consumo de carnes? Algumas pesquisas recentes apontam as vantagens e desvantagens deste modo de alimentação.
Nos últimos anos os brasileiros estão mudando diversos hábitos alimentares, inclusive o corte total do consumo de carnes e derivados. Uma pesquisa do Ibope concluiu que em 2018, cerca de 30 milhões de brasileiros são ao menos vegetarianos, um salto de 8% em 2012 para 15% em 2018.
Mas um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Oxford (Reino Unido), concluiu que após acompanhar 48 mil pessoas nos últimos 18 anos, a parcela de vegetarianos e veganos apresentaram 20% a mais de AVCs do que aqueles que consomem carne.
Os pesquisadores não conseguiram definir quais foram os fatores de uma dieta sem carne contribuem para aumentar o risco de AVC. Entre as respostas estavam o baixo nível de colesterol (menos do que o saudável) e também níveis menores de vitamina D, vitamina B12 e aminoácidos essenciais.
Porém em relação a doenças cardíacas isquêmicas, os vegetarianos, veganos e aqueles que fazem o consumo apenas de peixes, tem 13% menos riscos do que os consumidores de carne vermelha.
Wuhan pode ser a nova Chernobyl, médico chinês fala em mais de 90 mil infectados.
Benefícios e problemas da dieta vegetariana e vegana no Brasil
Nutricionistas relatam que essas dietas são responsáveis por reduzir os níveis de colesterol e ajudam o intestino a funcionar melhor em decorrência do aumento no consumo de fibras.
No Brasil o problema da prática destas dietas está ligado aos fraco conhecimento sobre quais alimentos consumir para repor os nutrientes que a carne fornece para nosso organismo. Muitos acabam desenvolvendo fraquezas, anemias, por que não conseguem repor a quantidade de cálcio, ferro e aminoácidos que nosso corpo necessita.
Outro problema está que a vitamina B12 só poderá ser obtida através de suplementos, pois na natureza ela só é obtida através de alimentos de origem animal.
É sempre importante fazer acompanhamento médico e nutricional quando optar por mudar o estilo de vida.
Em muitos casos, o preço dos alimentos acaba saindo mais alto do que em uma dieta com a presença de carne, o que leva os praticantes a também ficarem debilitados de certos nutrientes.
Mas segundo um estudo na Dinamarca, praticantes de dietas vegetarianas e veganas, tendem a fumar menos, ingerir menos álcool e fazer mais exercícios.