Começa nesta segunda-feira (19/08) o pagamento das cotas do Fundo PIS/PASEP pelo Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.
Este pagamento é diferente do abono salarial pago todos os anos, sendo destinado à beneficiários de todas idades, que não precisam se enquadrar em critérios como nos anos anteriores onde era exigido que o mesmo tivesse alguma doença grave ou fosse aposentado.
As cotas do PIS/Pasep são destinadas para trabalhadores com carteira assinada (PIS) ou que tenham exercido trabalho como servidor público ou militar (PASEP) entre os anos de 1971 e 1988.
Quem já fez o saque em outros anos não terá o direito, uma vez que o saldo é zerado assim que o saque é efetuado. Hoje o Fundo conta com aproximadamente R$ 23 bilhões. Números da Caixa indicam que há 10,4 milhões de trabalhadores com direito a este saque, já o Banco do Brasil informa que há 1,5 milhão de cotistas do Pasep.
FGTS irá render mais que poupança em 2020.
Liberação do governo
O pagamento do Fundo do Pis/Pasep foi liberado pelo governo para todas as idades, algo que até 2018 só era liberado para beneficiários acima dos 60 anos.
Os valores ainda estão “presos” no fundo pela falta de saque dos beneficiários. Acredita-se que muitos cotistas não retiraram seus valores por conta de falecimento, onde os herdeiros não tiveram conhecimento do benefício ou pelo fato da grande maioria já ser idoso, acabaram achando que já não teriam mais nada a receber.
Saque do PIS e calendário
Os saques do PIS poderão ser feitos através de depósitos na conta da Caixa, ou através do saque em Lotéricas, Caixa Aqui e nos Autoatendimentos das agências. É preciso estar com o Cartão do Cidadão em mãos e a senha pessoal.
Se o cotista for falecido, os recursos poderão ser sacados por dependentes desde que apresentem a certidão de dependente do INSS. Se forem sucessores, é preciso apresentar a declaração de consenso entre as partes e a declaração de que não há outros herdeiros.
Calendário oficial do PIS 2019
- Quem possui conta na Caixa terá o dinheiro em conta a partir do dia 19 de agosto;
- Quem tem 60 anos ou acima e não possui conta na Caixa, poderá sacar os valores a partir do dia 26 de agosto;
- Quem possui menos de 60 anos e não possui conta na Caixa, poderá sacar os valores a partir do dia 02 de setembro.
Saque do Pasep e calendário
Quem for correntista do Banco do Brasil e se enquadrar no quesito “Pasep” terá o dinheiro depositado automaticamente a partir desta segunda-feira (19/08). Já quem for cliente de outro banco e tiver saldo de até R$ 5 mil, poderá solicitar a transferência via TED sem custo a partir do dia 20 de agosto.
Quem não tiver conta ou optar pelo saque em vez de transferência, poderá realizá-lo a partir de quinta-feira, dia 22 de agosto. O pagamento a partir desta data é também para herdeiros e procuradores legais.
Não há prazo final para os saques.