O governo federal tem iniciado alguns programas, buscando diminuir os impactos econômicos da pandemia do novo coronavírus. Algumas das ações mais importantes foram a criação do auxílio emergencial e a permissão de saque dos valores relativos ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço.
Mas onde o trabalhador vê uma ponte de salvação, os bandidos estão vendo oportunidades para o crime. Aproveitando-se das facilidades que os sistemas da Caixa têm oferecido, a poupança virtual que é aberta para o trabalhador está sendo algo de uma ofensiva, e o alvo é sempre o dinheiro a receber.
Modus operandi
As quadrilhas que se especializaram nesse golpe tem a facilidade da internet ao seu dispor. Não é difícil encontrar dados como CPF ou data de nascimento de uma pessoa na internet. Além, disso, há anos existem denúncias de que bancos de dados são vendidos livremente, desviados de órgãos governamentais e empresas. Como, para acessar os aplicativos da Caixa são necessárias poucas informações, com base nestes dados os criminosos tem conseguido acesso ao dinheiro alheio.
Uma das fragilidades expostas nos programas seria a ausência de integração com dados anteriormente utilizados pelos clientes em outros anos. Assim, O cadastro para recebimento é totalmente novo e pode ser alterado.
Como fugir do golpe
Uma dica para aqueles que acreditam que seu cadastro possa ter sido vítima de fraude é acessar o aplicativo e, no momento de colocar a senha, clicar em “recuperar senha”. Mesmo que você se lembre de seu código de acesso, ao tentar recuperar a senha você conseguirá visualizar o e-mail indicado para recuperação. Se ele for seu, tudo bem, se não, alguém pode estar de olho no seu dinheiro.
Se você encontrar um e-mail desconhecido no seu cadastro, o ideal é que vá até uma agência física da Caixa Econômica Federal, munido de seus documentos pessoais, e faça uma contestação. Isso para registrar sua oposição a movimentação e possibilitar a tomada de atitudes pelo banco. Hoje, apenas os nascidos entre janeiro e março estão com o dinheiro disponíveis nas poupanças digitais.