Técnico avalia estrutura que sobrou para definir sobre a reconstrução do local
O prefeito de Jaguari, João Mário Cristofari (PMDB), desde o rompimento de um vão da ponte Júlio de Castilhos, ocorrido no dia 31 de maio, quando um caminhão bitrem passava no local, tem desenvolvido várias agendas nos órgãos públicos do Estado na busca por uma solução para restauração ou construção de uma nova ponte sobre o Rio Jaguari. Em recente reunião na Casa Civil, o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) designou um técnico para analisar a estrutura restante, que não está comprometida.
Coube também ao Daer realizar os projetos de restauração ou construção da ponte, que devem ser entregues até o final deste mês. De posse dos projetos, Cristofari irá buscar os recursos necessários junto ao Ministério da Integração Nacional, em Brasília. Também buscará o reconhecimento, pela Defesa Civil Nacional, do Decreto de Situação de Emergência pela prefeitura de Jaguari e homologado pelo governador José Ivo Sartori.
Cristofari foi informado de que o RS possui um aporte de recursos junto ao Ministério da Integração Nacional, para situações semelhantes às vividas por Jaguari. Para a reconstrução do vão da ponte Júlio de Castilhos, o município precisará de aproximadamente R$ 2 milhões e para a construção de uma nova ponte (com duas pistas), cerca de R$ 10 milhões. Como Jaguari não possui esses valores, depende de ajuda externa. Atualmente a prefeitura colocou um micro-ônibus, que realiza 12 viagens por dia, para transportar os moradores do bairro Rivera, localizado na outra margem do rio Jaguari, que trabalham no centro da cidade e vice-versa.
A ponte denominada de Júlio de Castilhos, tem 200 metros de comprimento, com aproximadamente 15 metros de altura (entre a pista de rolamento e a água). Sua primeira parte foi construída em 1898. Foi reconstruída em função de enchentes e feitas outras readequações, como a substituição da pista de madeira, por concreto, isso há cerca de 35 anos. Nos últimos cinco anos, foi feita uma revisão total da estrutura.