A visão do povo paulistano a respeito da atuação do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) foi assunto para mais uma pesquisa IBOPE, divulgada hoje (21). Apesar de ela abordar também outros assuntos, o seu principal objetivo foi descobrir se os paulistanos melhoraram ou pioraram a sua avaliação sobre o líder do Executivo.
No início da pandemia, 28% das pessoas acreditavam que o presidente fazia um bom trabalho; agora, essa quantidade caiu um ponto percentual e chegou a 27%. No mesmo período, 48% dos cidadãos que responderam à pesquisa declararam que reprovavam que a sua forma de conduzir o país; agora, são 47%.
O IBOPE revelou ainda que 24%, atualmente, acredita que Bolsonaro tem conduzido o país de forma mediana e que 2% não quis responder à pesquisa ou não tinha opinião formada.
Inegavelmente, alguns dos assuntos que mais contam para que os cidadãos de São Paulo deem a sua opinião sobre Bolsonaro são a forma como a pandemia tem sido tratada e os incêndios que estão destruindo o Pantanal nas últimas semanas.
Para que o IBOPE fizesse a pesquisa, foram usados os dias de 15, 16 e 17 de setembro.
Presidente tem ignorado as queimadas mato-grossenses
Muitos brasileiros, tanto ambientalistas quanto cidadãos comuns, acreditam que falta iniciativa do Executivo para que as queimadas no Pantanal sejam controladas. Há vários dias, os noticiários têm mostrado imagens chocantes de animais e de pessoas que estão perdendo as suas casas por causa do fogo ilegal, que costuma começar com a queimada de terreno para pasto.
Recentemente, Bolsonaro chegou a dizer que o Brasil estava “de parabéns” quando se trata da questão ambiental, o que revoltou muito os opositores.