O índice acionário Dow Jones, em Nova York, fechou esta terça-feira (28) com queda de 0,36%, a 26.379,28 pontos, ao passo que resultados abaixo do esperado para o segundo trimestre desapontaram investidores.
Os resultados levaram a quedas em papéis como 3M e McDonald’s e sugerem um enfraquecimento do consumo na maior economia do mundo.
Já o Nasdaq minimizou perdas a 1,27%, cotado no fechamento a 10.402,09 pontos. O S&P 500 ficou 0,65% abaixo, fechando o dia a 3.218,44 pontos.
Resultados mistos
Grandes componentes do Dow Jones como 3M e McDonald’s sofreram pressão baixista após a divulgação de resultados decepcionantes, com ambas as companhias afirmando que o resultado se deu em virtude do coronavírus.
A 3M, um grupo que atua em vários ramos de tecnologia, observou queda de 4,7% em seus papéis. O fabricante reportou fraqueza nos negócios de transportes e saúde.
Já o McDonald’s caiu 2,5%, depois de seu resultado ficar abaixo das expectativas do mercado em virtude de medidas governamentais que reduziram vendas internacionais.
Por outro lado, no setor de saúde propriamente dito, a Pfizer subiu 4% depois de entregar resultados que superaram as expectativas do mercado, ao passo que as maiores vendas de remédios para câncer e sangue compensaram perdas.
Em adição a isso, a farmacêutica subiu na terça-feira (28) após anunciar que está em parceria com a BioNTech para o lançamento de um estudo de uma vacina para Covid-19.
Indicadores refletem coronavírus
Indicadores econômicos de julho, contudo, demonstram que o aumento de casos do coronavírus nos Estados Unidos tem prejudicado a recuperação da economia, altamente dependente do consumo.
“Em junho, o índice de expectativas do consumidor estava em 106.1, mas o índice caiu acentuadamente para 91.5 em julho ao passo que as esperanças por uma recuperação em formato de ‘V’ desapareceram”, disse o banco de investimento Jefferies em nota.
O ritmo de infecções em focos da doença no país, como Califórnia, Flóridas, Arizona e Texas, parece ter se reduzido nos últimos dias, mas autoridades de saúde alertam que a região Centro-Oeste pode ver um aumento de casos nos próximos dias.