O novo modelo de RG já está sendo emitido pela Polícia Civil do Paraná (PCPR). A nova carteira de identidade do estado irá permitir a inclusão de diversos dados, inclusive o de necessidades especiais e conta com mais elementos de segurança contra falsificação.
O novo modelo é mais seguro porque através de biometria todas as informações pessoais poderão ser acessadas, além da verificação se há outro documento no Brasil, evitando que o mesmo seja falsificado.
A atual carteira de identidade continua válida, mas em caso de roubo ou extravio, a 2ª via rápida poderá ser solicitada, já no novo modelo, porém com os mesmos dados do modelo antigo. Para ter todas as novidades no RG é preciso fazer a solicitação tradicional.
Ao estar com o novo RG o cidadão terá um documento único, pois todos os seus dados estarão ali.
Todos os documentos necessários para fazer a declaração do IR 2020.
Quais dados e novidades da nova RG do Paraná
Quem tirar a nova carteira de identidade poderá incluir dados como:
- Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);
- Programa de Integração Social (PIS);
- Número de Identificação Social (NIS);
- Programa de Formação e Patrimônio do Servidor Público (Pasep);
- Cartão Nacional de Saúde (SUS);
- Certificado Militar;
- Carteira nacional de habilitação;
- Título de eleitor;
- Tipo sanguíneo e fator RH.
Ainda é possível incluir o nome social, diante de um requerimento no órgão responsável e também as condições físicas especiais.
Esses dados só serão inclusos no RG mediante a apresentação dos documentos oficiais referentes aos mesmos, durante o atendimento no Instituto de Identificação do Paraná. É preciso levar os originais na maioria dos casos, mas há alguns que podem ser cópias autenticadas.
O tipo sanguíneo só será incluso mediante o exame laboral. Outros dados relacionados à saúde também só serão incluídos diante de uma comprovação médica.
Todos os modelos de relatório e atestado médico aceitos e outras informações estão disponíveis na página da Polícia Civil do Paraná. O endereço é o:
Também é possível emitir a segunda via do RG pela internet, saiba mais.