Pode parecer bem estranho que uma emissora que não seja a Rede Globo exiba o campeonato brasileiro de futebol, mas é isso que vai acontecer nos Estados Unidos: a partir de agora, a emissora Turner terá o direito de proporcionar aos seus telespectadores jogos de oito times da série A da competição.
A base para isso está na Medida Provisória 984 de 2020, que foi criada pelo presidente Jair Bolsonaro. Inclusive, foi por essa mesma razão que o SBT ganhou o direito de exibir uma partida do Flamengo, mas do campeonato carioca.
Agora, os telespectadores da TV norte-americana não precisarão procurar pelos canais oficiais da Rede Globo para assistir às partidas dos times brasileiros. É claro que, ao mesmo tempo que isso é uma vitória para os times de futebol e mesmo para os telespectadores, isso representa um grande impacto sobre o canal carioca.
Não foram citados quais são os 8 times da série A do campeonato brasileiro que concordaram com a exibição dos jogos pela Turner nos EUA, mas sabe-se que é possível que ainda mais clubes resolvam conceder direitos a esse e a outros canais de televisão.
Por que a Medida Provisória 984 de 2020 retira direitos da Globo?
Na realidade, essa MP não foi criada para prejudicar a Rede Globo, mas sim para dar autonomia às diretorias dos times com relação aos direitos de imagem dos clubes e do seu elenco.
Dessa forma, foi permitido que cada um dos clubes decida quem ficará com o direito de exibição das suas partidas. O Flamengo, por exemplo, concordou em vender ao SBT as suas cotas de transmissão para o campeonato carioca. No momento em que o clube desejar, pode vender essa cota a outros.
Cabe lembrar que a Rede Globo já tinha tido um problema com o Palmeiras pelo mesmo motivo, antes da MP 984 existir. A emissora deixo de transmitir as partidas do clube da Barra Funda porque não havia consenso sobre valores das cotas.