Nesta quinta-feira dia 10 de setembro, o Presidente da AstraZeneca, disse que saberá se a sua vacina irá funcionar até o final de 2020. Ele terá essa confirmação sobre a sua vacina que é experimental contra o COVID-19, desde que, os seus testes com o potencial imunizante possa ser retomados e em breve. Foi o que informou o Pascal Soriot, Presidente-Executivo da farmacêutica.
A suspensão dos ensaios clínicos
Os ensaios clínicos feitos pela AstraZeneca foram suspensos em estágio avançado por essa vacina que é para o COVID-19 e após surgir uma doença, em um participante que é dos estudos no Reino Unido. O paciente teria sofrido sintomas que são associados a uma rara desordem, que é considerada como uma desordem inflamatória espinhal chamada de mielite transversa.
Pascal Soriot, informou em um evento, que aconteceu na internet, que a empresa ainda não sabe o diagnóstico e ele ainda acrescentou que, não está claro se esse voluntário do teste dessa vacina tem essa doença e que mais exames se farão necessários para esclarecer todos esses fatos. Ele ainda disse que o diagnóstico será submetido a um Comitê de Segurança, que afirmará se os testes continuarão ou não.
Ele também esclareceu que são muito comuns os testes com uma vacina que é em potencial e que a OMS (Organização Mundial da Saúde) apontou como a mais promissora contra esse vírus ser suspensa. Inclusive muitos especialistas também dizem isso. ´´Eles param, eles estudam e depois reiniciam os estudos´´.
As doses para essa vacina
A AstraZeneca fornecerá, se tudo der certo, as vacinas para países simultaneamente, para garantir uma distribuição que seja justa e equitativa, disse ainda o Presidente dessa empresa, que pode estar perto de ter a capacidade de produzir 3 bilhões de doses em muitos locais do mundo, inclusive no Brasil.