A pandemia do novo coronavírus se espalha por todo o mundo de maneira indiscriminada. De norte a sul e de leste a oeste, todos tem enfrentado os impactos da pandemia e sujeitos a, em determinado momento, serem contaminados. O exemplo de Kadar Shaikh, entretanto, não será visto em todos os lugares.
O empresário indiano tem 59 anos e foi contaminado pela Covid-19 no mês passado. Em decorrência da doença, ele precisou ficar internado por 20 dias, até que finalmente pudesse receber alta por estar curado.
O susto
Toda a situação foi um susto para Kadar Shaikh, que até o momento levava uma vida tranquila. Surpresa ainda maior ele teve ao verificar os valores que foram gastos em seu tratamento, para mantê-lo vivo.
“o custo do tratamento em um hospital privado é altíssimo. Como os pobres poderiam pagar pelo tratamento?”. Esta foi a indagação que ele fez em uma entrevista que deu a Agência AFP.
A decisão
Grato pela vida e incomodado depois de perceber que muitos não teriam as mesmas chances que ele quando enfrentassem o vírus, o empresário do ramo de imóveis decidiu que precisava fazer alguma coisa.
Kadar Shaikh decidiu, então, oferecer as instalações de seu escritório, na cidade de Surat, no oeste do país, para que o governo indiano fizesse o que quisesse.
O imóvel, que conta com cerca de 3 mil metros quadrados, foi rapidamente visto como uma opção para a instalação de um hospital.
Em poucos dias, as autoridades governamentais levaram equipamentos e prepararam todo o espaço, que agora oferece tratamento totalmente gratuito aos mais pobres que tenham sido infectados pela Covid-19.
Ele fez mais
Não bastasse ter aberto mão de seu escritório para que o hospital fosse instalado, Kadar Shaikh ainda pagou com o próprio dinheiro pela aquisição de camas hospitalares, além e fazer outras adaptações que se fizeram necessárias.
Além disso, passou a pagar integralmente o valor das contas de energia elétrica do novo hospital. Com isso, o governo assumiu o pagamento dos salários dos funcionários que trabalharão no local, dos medicamentos e dos equipamentos.