A reabertura das unidades do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) aconteceu ontem (14) em diferentes Estados do país, mas deixou boa parte dos beneficiários bem contrariada. Isso porque, devido à negativa dos médicos peritos em voltar a trabalhar presencialmente, muitos não puderam passar pelas suas perícias e ficaram na fila em vão.
Agora, a previdência social avalia que amanhã (16), os cidadãos que precisam desse procedimento voltarão a ser atendidos. Para conseguir isso, porém, o órgão precisou se comprometer com a limpeza profunda de todos os ambientes médicos a fim de evitar que os peritos se contaminem com o novo coronavírus.
Aliás, esse medo é a razão pela qual os profissionais resolveram que não reassumiriam os seus postos: eles alegaram que a forma como os consultórios são mantidos não é suficiente para que eles estejam em segurança em tempos de pandemia.
A preocupação com a COVID-19 é tanta que o sindicato dos peritos paulista chegou a abrir uma representação ontem para que os profissionais pudessem continuar em suas casas.
Caso as perícias realmente recomecem nesta quarta-feira, os cidadãos que já tinham feito os seus agendamentos poderão comparecer à unidade da previdência social que escolheram. Contudo, quem tinha marcado a sua perícia para ontem e hoje terá de fazer o reagendamento e não deve comparecer ao INSS antes da nova data.
Para o reagendamento, basta acessar o Meu INSS por meio do aplicativo ou do site; além disso, dá para ligar para 135 e escolher um novo dia.
O ideal é que todo mundo que deve passar por uma perícia na previdência social ligue para o 135 e se certifique sobre a sua realização. Todos os outros serviços, como informações sobre benefícios, estão funcionando.