Nesta segunda-feira (27), ações australianas tiveram avanço modesto com avanço de empresas de ouro e comentários positivos por funcionário do Banco Central australiano acerca do avanço do vírus.
O índice acionário S&P/ASX 200 subia a 6.037,4 pontos, com alta de 0,2%, às 01:05 GMT. Na sexta-feira (24), o índice, que é referência nacional, fechou com baixa de 1,16%.
Reserve Bank e pandemia
Um oficial do Reserve Bank da Austrália, equivalente ao BC do Brasil, disse que a autoridade estava preparada para comprar títulos da dívida pública para dar suporte à economia do país caso as condições de mercado piorem.
No domingo, a Austrália registrou o seu pico em mortes pelo coronavírus, ao passo que uma segunda onda de infecções atravessa Vitória, o estado mais populoso do país, ombro a ombro com New South Wales.
Tensão entre gigantes beneficia ouro
Contudo, o sentimento mais amplo é baixista, tendo em vista a escalada da tensão entre as duas maiores potências econômicas do mundo: Estados Unidos e China.
Os países entraram em conflito diplomático após Beijing ordenar o fechamento do consulado americano na região de Chengdu. O movimento é uma retaliação ao fechamento do consulado chinês em Houston.
A tensão entre os maiores PIBs do planeta, que mal resolveram suas diferenças com um fraco tratado preliminar, que suspendeu sua guerra comercial no início desse ano, aumenta a aversão ao risco.
Nesse cenário, os investidores buscam ativos mais protegidos, como o ouro, que está para bater níveis recorde. O aumento nos preços ajudou empresas de ouro e mineração na Austrália, como AngloGold Ashanti e Newcrest Mining.
As ações das empresas subiram 8,4% e 2,8%, respectivamente.
O setor de energia esboçou queda, com Woodside Petroleum e Santos liderando perdas.
Já o lado financeiro das ações sofrem queda marginal, com ampliação das perdas do grupo de seguros Insurance Australia, que divulgou baixa nos lucros na semana anterior.
Na região da Oceania, o índice acionário da Nova Zelândia, S&P/NZX 50, referência no mercado de capitais, teve queda marginal de 0,1%, cotado a 11.620,7,3 pontos.