São Paulo, 18 de abril de 2019 – O pódio foi inventado na Grécia Antiga e não mudou desde então. Pensando nisso, a Federação Aquática Paulista, responsável pelos campeonatos paulistas por onde já passaram grandes nomes da natação brasileira como Gustavo Borges, César Cielo, Thiago Pereira e Poliana Okimoto, passa a utilizar um novo tipo de pódio em suas competições.
Buscando apresentar o resultado dos atletas de forma mais justa, a FAP se juntou a agência Young&Rubicam na criação de um equipamento que traduz de maneira perfeita e portanto mais justa, o desempenho de cada atleta em uma competição.
Chamado de “Fair Podium”, o dispositivo criado pela empresa Focos Cenografia&Arte, faz com que a altura entre o primeiro, segundo e terceiro lugar varie de acordo com o resultado de cada prova, trazendo para o pódio um retrato fiel da disputa que acabara de acontecer.
“Esse pódio vem para revolucionar as cerimônias de premiação. A parceria com a Young&Rubicam só vem para somar no nosso esporte, tão tradicional no Brasil e mundo”, conta o presidente da Federação Aquática Paulista, Marcelo Luis Biazoli.
O evento de lançamento do “Fair Podium” terá a presença dos atletas Gustavo Borges, Ricardo Prado, Manoel dos Santos e Poliana Okimoto para um bate-papo sobre os pódios de suas carreiras e como eles muitas vezes não representaram o resultado apertado de uma prova, além da recriação de pódios históricos de natação para ressaltar a importância de uma mudança. A ideia é mostrar como, na prática, o Fair Podium é o fair-play adaptado para a cerimônia de premiação.
Lançamento Fair Podium e coletiva de imprensa
Data: 23 de abril (terça-feira)
Horário: 11 horas
Local: Esporte Clube Pinheiros (piscina olímpica)
Endereço: Rua Hans Nobling s/n
Necessário confirmar presença com Nome e RG.