Ellen DeGeneres é uma das apresentadoras mais famosas do mundo. Querida pelos artistas e dona de um carisma ímpar, não é incomum ser vista rodeada de astros de Hollywood. Nos últimos tempos, entretanto, esta aura de perfeição tem sido atacada por denúncias avassaladoras.
O “Buzzfeed News” publicou um artigo nessa quinta-feira (16) no qual 11 funcionários, um atual e dez que já não fazer mais parte do grupo de trabalho, denunciam práticas chocantes que caracterizariam um ambiente de trabalho extremamente tóxico nos bastidores do “The Ellen DeGeneres Show”.
Gentileza de fachada
Segundo alguns dos funcionários ouvidos, no local de trabalho eles eram orientados a sequer dirigir a palavra a apresentadora se a encontrassem pelos corredores, limitado a interação aos momentos de gravação.
Além disso, muitos reclamaram do tratamento dado pelos empregadores, dizendo que foram demitidos após tirar dias de luto para acompanhar funerais de familiares ou tirarem licenças médicas, sem nenhuma explicação adicional.
Segundo os ouvidos, a gentileza que clima agradável que transparecem no show não alcançam a realidade.
Todos são culpados
A maioria dos ouvidos apontou produtores-executivos como os causadores da toxidade do ambiente de trabalho. No entanto, não deixam de apontar a responsabilidade da própria Ellen DeGeneres, a qual, segundo eles, pecaria pela omissão. Sua falta de envolvimento em questões do dia a dia e a liberdade dos produtores e gerentes sênior, sem contestações, seriam as causas cruciais dos problemas.
Racismo
Uma ex-funcionária manifestou seu total descontentamento com os constantes comentários de um diretor, sempre envolvendo a sua cor de pele. Segundo ela, comentários como “eu sei apenas os nomes das pessoas brancas que trabalham aqui” eram feitos na frente de todo o corpo técnico do programa, sem qualquer censura.
Produção se defende
A produção do programa “The Ellen DeGeneres Show” se defendeu, afirmando que, durante as mais de duas décadas em que esteve no ar, foi criado um ambiente de trabalho, seguro, aberto e inclusivo para todos os funcionários. Disseram ainda sentir pelas experiências negativas apontadas pelos ex-colaboradores e apontaram estar prontos para mudanças, caso necessárias.