A geleira da Islândia chamada Okjökull ficou famosa no mundo todo pois em 2014 foi declarada “morta”, sendo derretida completamente sobre os efeitos do aquecimento global. Ela foi a primeira do país a perder o status de geleira, criando um alerta para a comunidade internacional.
E na manhã deste domindo (18/08) o local onde ficava a geleira ganhou uma placa transformando a região em um memorial do que em 1901 era uma grande massa compacta de gelo, que ocupava nada menos do que 38 quilômetros quadrados de área.
No início deste mês de agosto a gigantesca geleira ficou com menos de 1 quilômetro quadrado de área, algo muito triste para a região.
A homenagem
A placa instalada na região de Okjökull além de ajudar os povos a relembrarem o passado, também cria um alerta para o futuro.
Na placa está descrito que ela foi a primeira geleira da Islândia a perder o seu status de geleira, mas nos próximos 200 anos todas as nossas geleiras devem também seguir o mesmo caminho. “-Esse monumento atesta que nós sabemos o que está acontecendo e o que deve ser feito”.
A placa termina dizendo “-Só você sabem se fizemos o que deveria ser feito”.
Logo abaixo está a data de agosto de 2019 e 415ppm CO², um termo que significa a emissão de 415 partes por milhão de dióxido de carbono, que a humanidade conseguiu emitir já em maio deste ano de 2019.
A lembrança é por conta de que a emissão de dióxido de carbono é um dos principais agentes nocivos sobre o aquecimento global. Sua emissão apesar de ter sido diminuída nos últimos anos por carros e indústrias, ainda não foi controlada, pois gases provenientes de outras ocasiões batem todos os anos novos recordes.
Fundo Amazônia Proteção ou Exploração?
Ideia da homenagem
Esta placa com frases de alerta para a população mundial foi idealizada por pesquisadores da Universidade Rice de Houston, nos Estados Unidos. Outros que participaram da homenagem foram o geólogo Oddur Sigurðsson, responsável por declarar a morte da geleira em 2014 e também o escritor Andri Snær Magnason.
No site da universidade a antropóloga Cymene Howe, publicou uma nota dizendo que este é o primeiro monumento mundial à uma geleira que foi perdida para o aquecimento global.
O monumento mancando o falecimento da geleira OK, deve chamar a atenção para as perdas da Terra, pois as geleiras são as maiores reservas de água fresca do mundo.