O Globo Repórter, programa veiculado toda sexta-feira na Rede Globo, está no centro de muitos comentários feitos na Internet nesses dois últimos dias. O motivo foi o assunto que a emissora decidiu abordar no programa: era sobre a simplicidade na forma de viver, sem qualquer luxo e usando apenas o que é necessário para a sobrevivência.
O programa, na realidade, é uma reprise, já que o Globo Repórter está suspenso momentaneamente por causa da pandemia de COVID-19, não havendo condições de gravar novas reportagens por causa do isolamento social.
Porém, a introdução feita pela apresentadora Sandra Annenberg fez menção ao momento atual do mundo, que está em uma grande crise, inclusive financeira. Foi por causa disso que tantas pessoas ficaram insatisfeitas com a forma como o programa abordou o tema simplicidade: de acordo com os internautas, enquanto muitas pessoas estão passando por bastantes dificuldades e não têm como pagar as principais contas, outras resolvem viver com uma simplicidade aparente.
Muitos internautas, inclusive, comentaram nas redes sociais que o que acontecia não era nenhuma demonstração de simplicidade: essas pessoas conseguiam guardar dinheiro durante uma parte da vida e é assim que conseguem não trabalhar e viver da terra, por exemplo. Da mesma forma, muitas dessas pessoas herdaram dinheiro de familiares ou são de famílias ricas, sem ser preciso grande esforço.
Não há prazo para que o Globo Repórter volte a ser gravado, já que os repórteres não têm a possibilidade de ficar viajando para outras cidades ou Estados.
O Twitter foi o principal veículo usado pelos usuários para expressar suas reclamações com relação à temática do programa: a hashtag mais usada foi #GloboReporter e é possível encontrar diversos tweets relacionados ao tema.