É normal que as vagas de emprego tenham certos requisitos, mas a especificação que a Globosat, uma das empresas do Grupo Globo, incluiu em seu anúncio para Diretor de Marketing do Telecine não é muito comum: que o candidato seja preto.
Os responsáveis pelo canal Telecine afirmaram publicamente, depois da polêmica, que realmente existe uma predileção por pessoas pretas para esse cargo, mas o seu tom deixou claro que essa não é uma exigência.
No entanto, analisando bem o anúncio da vaga, dá para compreender porque a Globosat deseja uma pessoa preta para a função: o motivo é o desejo de mesclar mais as etnias e raças dentro da empresa e, principalmente, dar esse espaço a pessoas que normalmente não o ocupam.
Dessa maneira, o requisito em questão não tem nada a ver com um suposto “racismo reverso”, onde os brancos seriam negligenciados. Na verdade, o que o Telecine decidiu fazer, de acordo com o que se interpreta de suas declarações sobre o assunto, é proporcionar justamente mais igualdade.
Destaca-se que o Telecine é um dos maiores canais da TV fechada, tendo diversas subdivisões e oferecendo aos telespectadores filmes de muitos estilos diferentes.
Inclusive, não importa qual seja a operadora de TV a cabo contratada, a inclusão do Telecine no pacote sempre faz com que o valor se eleve razoavelmente.
Não se sabe se a vaga para Diretor de Marketing do Telecine já está preenchida, mas quem tiver interesse (e for preto) pode acessar o site da Globosat e enviar o currículo.
Movimentos sociais pedindo cargos importantes para pessoas pretas é antigo
Não é de hoje que a comunidade preta questiona o motivo pelo qual a maioria dos grandes cargos nas empresas é ocupada por pessoas brancas. Inclusive, esse é um os maiores argumentos dos sociólogos quando se trata de demonstrar o racismo velado (nem sempre) que existe na sociedade, mesmo no ano de 2020.
Por isso, a decisão das Globosat, para muitos, é altamente acertada.