Nesta quarta-feira (15), uma série de contas no Twitter de personalidades notáveis foram invadidas por hackers para levarem a cabo um golpe contra usuários desatentos. Utilizando-se das contas verificadas de bilionários e políticos mundialmente famosos, os hackers fizeram tweets em que as personalidades prometiam enviar de volta em dobro quantias enviadas a uma carteira de Bitcoin.
Bilionários, políticos, empresas e até rapper
Diversas contas verificadas foram alvo dos ataques, incluindo os perfis de bilionários como Elon Musk, Jeff Bezos, Bill Gates e Mike Bloomberg. Aparentemente, a fortuna dessas personalidades serviu de chamariz para os hackers mal intencionados e os usuários mais ingênuos.
O mesmo parece ter sido o raciocínio para tweets que partiram dos perfis oficiais de empresas multinacionais como Uber e Apple. Figuras políticas como o ex-presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama, e o atual candidato à presidência pelo Partido Democrata, Joe Biden, também tiveram seus perfis instrumentalizados para o golpe. Até mesmo o rapper Kanye West e sua esposa, Kim Kardashian, foram alvos dos ataques.
Reação e possibilidades
A reação do Twitter foi rápida em deletar os tweets poucos minutos depois de serem postados. Além disso, a rede social tomou medidas extraordinárias para dar um fim à questão, impedindo, por exemplo, contas verificadas pela plataforma de fazerem qualquer tweet e negando pedidos de refazer senhas dos perfis.
A rede social fez um tweet em sua própria conta oficial assegurando aos usuários que estava a par do incidente e que estava dando os passos para investigar e solucionar o problema.
Discutivelmente, trata-se do maior ataque à plataforma com esse fim específico de perpetrar golpes por meio do Bitcoin. Em verdade, não se trata de um problema novo. O Twitter já enfrenta esse tipo de golpe há muito tempo.
O uso da criptomoeda é um fator que dificulta a investigação do problema, uma vez que, por conta de sua tecnologia de blockchain e políticas de sigilo, é muito fácil para cibercriminosos praticarem esse tipo de golpe e usarem carteiras de Bitcoin para lavar o dinheiro, acrescentando renda legítima na mesma conta.