A HBO Max é a mais nova plataforma de streaming a entrar num mercado cada vez mais competitivo. Num setor de entretenimento que, há não muito tempo atrás, ainda era francamente dominado por redes de televisão tradicionais, viu-se a ascensão de uma série de plataformas como Netflix, Amazon Prime Video, Hulu, Apple TV Plus, Peacock, Crackle, Disney Plus e outras.
No dia 27 de maio deste ano, estreou no mercado dos EUA a HBO Max, que é a nova aposta da consagrada Home Box Office para garantir uma maior fatia de consumidores. O serviço está programado para chegar no Brasil apenas em maio do ano que vem.
A 15 dólares ao mês, a oferta de catálogo conta com um grande número de filmes e séries, dos clássicos aos mais recentes. A AT&T, que há pouco tempo atrás comprou a Time Warner, antigo império de mídia que detinha a HBO, pela bagatela de 85.4 bilhões de dólares, poderá oferecer no serviço de streamingtítulos como Game of Thrones, Friends, Big Bang Theory, Harry Potter e filmes de super-heróis como Batman, Super-Homem e Mulher Maravilha.
A oferta do serviço vem num tempo em que a renda das famílias diminui exponencialmente, por conta dos impactos econômicos da pandemia mundial do novo coronavírus. Mesmo antes da doença, especialistas do mercado já consideravam o preço de 15 dólares como alto, ao menos comparado com os concorrentes Netflix e Disney Plus, que cobram, respectivamente, 9 e 7 dólares por mês pelos seus serviços de streaming.
De acordo com a consultoria global e casa de pesquisa Kantar, o consumidor médio de serviços destreaming nos Estados Unidos assina três plataformas mensalmente. Assim, para os que entram no mercado agora, anos após a consolidação da gigante Netflix no pódio (ao menos fora dos Estados Unidos), terá que trabalhar para uma oferta que atraia o consumidor e, no caso da HBO, convencer consumidores de seu canal de TV regular a transitarem para a nova plataforma online.
Com alto custo de manutenção, o serviço poderá chegar ao Brasil no ano que vem em meio a uma valorização de sua fatia de mercado ou, o que parece mais provável, ao mínimo preço possível para angariar o máximo de consumidores brasileiros.