Um assunto bem discutido nas redes sociais entre a população brasileira deve voltar a pauta do Supremo Tribunal Federal nesta semana. O tema é sobre a criminalização da homofobia, assunto polêmico para alguns, mas que vem sendo muito debatido pela sociedade, principalmente pela quantidade de ataques violentos contra as minorias.
A discussão se homofobia é crime volta ao plenário após três meses, quando em fevereiro os ministros já votavam sobre o tema. Quatro dos atuais onze ministros já se posicionaram sobre o tema, sendo que todos acabaram votando a favor da criminalização.
O retorno da votação no STF irá acontecer na próxima quinta-feira, dia 23 de maio de 2019, e a comunidade LGBTs aguarda um posicionamento favorável para este tipo de discriminação.
Fantástico
Segundo uma matéria exibida ontem (20/05) pelo Fantástico da Globo, diversos casos de violência seguem sem qualquer punição. Nela diversos cidadãos contaram seus relatos sobre violência e discriminação, além de comentarem também sobre o fato da proposta de criminalização já foi apresentada em quatro ocasiões nos últimos 18 anos.
Porém apesar de todos esses anos em discussão, nenhuma lei ainda foi aprovada. O STF está propondo que a atual criminalização do racismo possa também abranger os casos de homofobia, até que o congresso crie uma lei específica.
Ministro Luis Roberto Barroso em plenário.