A Huawei Technologies Co Ltd planeja demissões nos Estados Unidos no momento em que a empresa chinesa de equipamentos de telecomunicações enfrenta sua inclusão na lista negra dos EUA, informou o Wall Street Journal citando pessoas familiarizadas com o assunto.
As demissões deverão impactar a subsidiária de pesquisa e desenvolvimento da Huawei, a Futurewei Technologies, com sede nos Estados Unidos, que emprega cerca de 850 pessoas em laboratórios de pesquisa em todo o país, informou o Wall Street Journal.
As demissões podem ser centenas, disse uma pessoa ao jornal. Os funcionários chineses da Huawei nos Estados Unidos tinham a opção de voltar para casa e permanecer na empresa, acrescentou outra pessoa.
Alguns funcionários já foram notificados de sua demissão, enquanto mais cortes de pessoal podem ser anunciados em breve, disse o jornal.
A Huawei não quis comentar quando contatada pela Reuters.
Depois que o Departamento de Comércio decidiu colocar a Huawei em sua lista de entidades, os funcionários da Futurewei enfrentaram limitações para se comunicar com seus colegas na sede da Huawei na China, informou o WSJ.
Na semana passada, o secretário do Comércio, Wilbur Ross, disse que o governo dos EUA concederia licenças a empresas que desejassem vender produtos para a Huawei quando não houvesse ameaça à segurança nacional.
Fonte:Reuters Latin America