O índice da Bolsa de Valores de São Paulo (Ibovespa), também conhecida como B3, fechou hoje cotado a 10.293,31 pontos, em queda de 1,91%.
Nesta quinta-feira (23), o resultado das ações brasileiras foi fortemente impactado pela pressão vendedora no mercado acionário de Nova York, onde houve intensa queda de ações de empresas de tecnologia.
Aliado a isso, aumentou-se a aversão ao risco no plano internacional, refletindo num aumento da moeda norte-americana, o dólar, na razão de 1,92%, vindo a atingir o valor nominal de R$ 5,2138.
Agenda esvaziado
O calendário econômico esvaziado desta quinta tornou o mercado mais suscetível de influências externas e movimentos técnicos.
Após bater a máxima do dia, por volta de 104 mil pontos, houve uma realização de lucros no Ibovespa, no clima pós-entrega da reforma tributária de Paulo Guedes ao Congresso Nacional.
Ainda, o sentimento dos investidores sofreu pressões das investigações sobre a Apple nos Estados Unidos. A empresa, que fechou em queda, é acusada de enganar consumidores e deverá prestar esclarecimentos a governos estaduais.
Outras empresas gigantes do setor de tecnologia também fecharam em queda, como Amazon e Facebook, após o Comitê Judiciário da Câmara dos Representantes dos EUA confirmar o depoimento de executivos dessas companhias num painel antitruste.
No cenário doméstico, a Tim teve baixa de 8,43% no dia, após divulgação de melhor Oferta pela Oi Móvel por parte da Highline do Brasil.
Varejistas fecharam a quinta-feira em queda, a exemplo da Via Varejo e da Magazine Luiza.
Exterior
O vazio do calendário permitiu que o sentimento dos investidores fosse mais afetado pela escalada nas tensões entre Estados Unidos e China, após o presidente Donald Trump anunciar que considera o fechamento de outros consultados chineses em solo americano.
Ainda, pesam o aumento acima do esperado do número de pedidos de seguro desemprego e o crescimento de infecções por coronavírus no país.
Embora o dólar apresente desvalorização frente a outras divisas de economias desenvolvidas, a moeda quebrou uma sequência de três quedas diárias com a alta de hoje.