Finalmente, chegou o momento que tantos brasileiros estavam esperando: uma boa notícia com relação ao coronavírus no país. Agora, a instituição Imperial College lançou um comunicado dizendo que a transmissão por aqui começou a diminuir, o que demonstra que as medidas seguidas até o momento estão surtindo efeito.
No Jornal Nacional de ontem (19), foi mostrado que já faz quatro dias que a média móvel de casos está em queda, o que reforça o avanço do país no combate à pandemia. Mesmo assim, é claro que ainda há transmissões e o índice oficial, no momento, está em 0,98. Vale dizer que as autoridades sanitárias começam a vislumbrar uma situação de controle quando o índice está abaixo de 1.
Desde fevereiro, quando a pandemia de COVID-19 foi oficialmente declarada no Brasil, não tinha ocorrido queda na transmissão: apesar de alguns Estados conseguirem diminuir o contágio em seus territórios, a perspectiva geral do país continuava de alta.
É claro que essa vitória pode ser atribuída a algumas coisas, como a decisão de não retomar as aulas presenciais na maior parte do país, o fato de muitas empresas manterem o home office e a utilização de máscaras em locais públicos.
Mesmo assim, a reabertura de bares pode ter retardado um pouco o avanço no combate, já que esses são cenários frequentes de pessoas aglomeradas. Se os governos e prefeituras conseguissem que essa situação fosse melhorada, a tendência de diminuição de contágios se mostraria ainda mais animadora.
Redução das transmissões não significa estar livre de cuidados
Alguns países, inclusive da América do Sul, passaram pela situação de diminuir o contágio por coronavírus e, depois, começar a registrar alta novamente. Um desses países é a Bolívia e a principal razão é a ideia de que não se precisa mais tomar os mesmos cuidados de quando a pandemia estava em elevação.
O distanciamento social continua sendo necessário, assim como o uso de máscaras e a higienização das mãos com álcool em gel, assim como antes.