São muitos os malefícios que o uso desgovernado de plástico causa ao meio ambiente e, por isso, a recomendação dos ecologistas é que se troque, sempre que possível, o plástico pelo papel. No Brasil, isso ainda não é uma realidade, mas a Inglaterra tem um supermercado específico que está levando essa mudança a sério.
Trata-se da rede Morrissons, que tem vários supermercados e está empenhada em oferecer aos seus clientes as sacolas de papel para levar suas compras para casa. É claro que há certa resistência por parte de alguns consumidores, que acreditam que essas sacolas não têm a mesma força ou podem se arrebentar.
Mesmo assim, os funcionários do supermercado estão oferecendo as sacolas de papel e tentando fazer com que os clientes percebam que ela é muito funcional e ecologicamente correta. Inclusive, elas suportam até 16 quilos, ou seja, o risco de elas se arrebentarem é muito baixo.
De acordo com os especialistas, se os clientes da rede Morrissons realmente adotarem o uso de sacolas de papel de forma constante, a quantidade de plástico poluindo o país pode ser diminuída em 90.000.000 de unidades, em um período de 12 meses.
Por enquanto, os donos da rede de supermercados estão realizando testes e outras empresas do setor podem adotar a mesma medida caso haja sucesso.
Plásticos são uma das razões de mortes nos oceanos
Frequentemente, são compartilhados vídeos e fotos de animais marinhos que acabaram falecendo por estarem enroscados em plásticos e as sacolas de supermercado são alguns dos mais perigosos.
Tartarugas, por exemplo, acabam ingerindo essas sacolas e morrendo engasgadas, coisa que afeta grandemente o ecossistema do mundo inteiro. Outros animais não ingerem esses plásticos, mas se sufocam ao ficarem presos.
No Brasil, as autoridades de alguns lugares tentaram reduzir a quantidade de sacolas que os supermercados distribuíam obrigando-os a cobrar alguns centavos por cada unidade, o que faria com que os clientes optassem pelas retornáveis para economizar. Entretanto, sacolas plásticas voltaram a ser distribuídas de forma gratuita.