As inscrições do ENEM 2020 já tem data para iniciar, os candidatos interessados devem fazer o cadastro no exame a partir do próximo dia 11 de maio. As inscrições seguem até o próximo dia 22 de maio de 2020.
Porém mesmo com o edital que contém o cronograma do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) publicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), pode ser que o exame aconteça somente em 2021, em decorrência da pandemia de coronavírus.
Praticamente todas as instituições de ensino do Brasil estão com as aulas suspensas a mais de 15 dias. E este fato pode comprometer a realização dos exames.
Mas no cronograma as datas do dia 1 e 8 de novembro, onde serão realizadas as provas impressas, ou os dias 11 e 18 de outubro do Enem Digital, foram mantidas.
Taxas de inscrição
O pagamento da taxa de inscrição de R$ 85 será até o dia 28 de maio. O estudante poderá fazer o pagamento em bancos, lotéricas e agências dos Correios.
O pedido para isenção da taxa de inscrição deve ocorrer entre os dias 06 e 17 de abril.
Adiamento proposto pelo INEP
Ao manter o mesmo cronograma de antes da pandemia, o governo vai contra um diagnóstico do Inep que propõe o adiamento em 15 dias em relação a data inicial. Porém a decisão final deve ser do Ministro da Educação, Abraham Weintraub.
Houveram inclusive relatos de que a prova seria realizada no início de 2021. Mas até então não há uma certeza quanto a este assunto.
Enem Digital
O ministério da Educação dobrou o número de inscrições para quem deseja fazer o Enem digital. Inicialmente seriam 50 mil candidatos, agora devem fazer a prova 100 mil candidatos.
Quem optar por esta versão e conseguir a vaga, fará a prova no mesmo tempo que o Enem presencial, hoje estabelecido em 5h30 no primeiro dia e 5h no segundo.
Apesar de ser digital, o candidato deverá se direcionar para uma das instituições de ensino preparadas para esse tipo de prova.