Em um período em que muitos enfrentam dificuldades financeiras, criminosos tem buscado os golpes e fraudes como forma de ganhar dinheiro em prejuízo dos segurados do INSS. Por isso, o Instituto Nacional de Seguridade Social divulgou um alerta para que as pessoas tomem cuidado com os diversos métodos utilizados pelos bandidos.
As formas que os criminosos encontraram para entrar em contato com os aposentados e pensionistas são várias. Por isso é importante tomar cuidado. Os golpistas têm atuado com ligações telefônicas, envio de cartas e também de e-mails.
O golpe dos valores atrasados
Em um dos golpes mais comuns e que já remonta o passado, os agentes entram em contato com o aposentado ou pensionista, passando-se por um funcionário do INSS, e informam sobre a existência de um falso valor de atrasados a que o segurado teria direito.
Depois de conseguir a confiança do segurado, os estelionatários fazem um depósito com um cheque sem fundo na conta do aposentado e informam a necessidade de pagamento de uma taxa para que o pagamento seja liberado. Após o pagamento, o cheque é devolvido sem fundos e os criminosos desaparecem.
Revisão do benefício, precatórios e previdência complementar
Outra estratégia dos criminosos é abordar o aposentado ou pensionista alegando que ele tem direito a receber valores referentes a uma revisão de seu benefício. O dinheiro seria decorrente de algo que ocorreu no governo Collor. Os motivos variam.
Além disso, estelionatários também abordam informando a existência de valores a receber referentes a precatórios e diferenças de previdências complementares que o segurado possui.
Em todos os casos, a ideia é convencer o segurado de que ele tem dinheiro a receber e, para isso, precisa pagar uma pequena taxa.
INSS informa gratuidade dos serviços
O INSS informa que todos os serviços do Órgão são gratuitos, bem como que o único canal de contato telefônico é a Central 135. Aponta ainda que os segurados podem fazer uso do aplicativo Meu INSS, pelo qual podem ter acesso à informações sobre sua situação junto ao órgão, bem como receber notificações corretas.