Neste final de semana autoridades e funcionários da Guarda Revolucionária Islâmica do Irã, estavam sentados no chão de uma casa localizada no nordeste de Teerã, grande parte em volta de uma toalha de mesa com diversas bandejas de alimentos, onde estavam comemorando a derrubada do Drone de vigilância americano.
A festa onde o general Amir Ali Hajizade participava, contou com uma celebração de orações. Há uma foto circulando na mídia onde o general avalia os destroços do drone RQ-4A Global Hawk, avaliado em 131 milhões de dólares.
Um dos responsáveis pela festa pedia na oração uma “Bênção especial para o comandante que ordenou o ataque ao drone americano e também aos combatentes que executaram a ordem…” Após o fim de suas palavras, todos os convidados elevaram a voz em comemoração.
Outro motivo de celebração foi a notícia de que Trump havia abortado uma retaliação militar contra o Irã, poucos minutos após as primeiras etapas de posicionamento de aviões e da frota no Oriente Médio estarem praticamente concluídas.
Derrubada do drone foi um desafio
Após diversas declarações das autoridades americanas que, segundo eles, estavam depreciando as proezas militares do Irã, a derrubada do drone acabou sendo um desafio que surpreendeu até mesmo diversos membros da Guarda Revolucionária iraniana. Eles estavam em dúvida se era possível atingir um alvo americano em uma altitude tão elevada.
Então após o levantamento desta dúvida, assim que o drone de vigilância invadiu o espaço aéreo do Irã, os militares autorizaram o abate, que acabou sendo muito efetivo.
Muitos líderes da Guarda Revolucionária, concluíram que a queda do drone fortaleceu ainda mais o “fim” da briga que Trump estava determinado a iniciar no país. Agora o governo americano deverá recalcular a força presente no Irã, principalmente após o fim do tratado nuclear.
O Irã já se manifestou que está interessado em negociar, porém é preciso que os americanos tenham um pouco mais de respeito pela região.
Porém todas estas questões estão sendo tratadas com sigilo absoluto pelo alto escalão do governo americano e iraniano. Não é possível prever como será o futuro entre as nações, mas o clima é de uma grande tensão.