Uma reportagem especial que circulou por alguns telejornais da Rede Globo gerou milhões de comentários e também uma investigação da Justiça. Trata-se dos “Guardiões do Crivella”, servidores da prefeitura carioca que se dedicam a impedir que a imprensa faça a cobertura dos problemas que ocorrem nos hospitais da cidade.
O nome “Guardiões do Crivella” é o título de um grupo de WhatsApp no qual as tarefas desses servidores são determinadas. Eles precisam ficar na porta de alguns hospitais, à paisana, e interromper qualquer entrevista que esteja sendo dada e que seja relacionada a reclamações no atendimento da rede pública municipal.
O resultado foi que a Polícia Civil carioca prendeu algumas das pessoas envolvidas hoje (01) e segue fazendo investigações a respeito de quem comanda esses grupos de WhatsApp com os hospitais que devem ser “guardados” por esses servidores.
De acordo com o que o Jornal Nacional divulgou, cada um dos servidores fica na porta de uma unidade médica e há necessidade de enviar comprovantes por meio do grupo dos “Guardiões do Crivella”.
Para averiguar esse esquema, foi criada a Operação Freedom, que está sendo conduzida pela Polícia Civil do Rio de Janeiro. Além de algumas prisões, também foram levadas provas referentes à atuação desses “guardiões”.
Qual é a função específica?
Na realidade, eles já são servidores municipais, ou seja, eles não são contratados apenas para fazer essa tarefa. No entanto, eles foram destacados para ficar na porta de hospitais pré-determinados e, quando percebem que a Rede Globo está fazendo alguma reportagem com relação ao coronavírus ou à saúde do município, eles têm a função de atrapalhar.
Para conseguir isso, eles invadem links ao vivo e também tentam impedir que gravações sejam realizadas. Caso se trate de uma entrevista, eles interrompem a fala do cidadão caso ele esteja falando mal do serviço de saúde municipal ou do prefeito Marcelo Crivella.
Cabe salientar que a prefeitura, inclusive, foi procurada para falar sobre os “Guardiões” e respondeu que está promovendo informação confiável.