Um ano sendo morador da Bélgica. E trabalhando por lá. Contratado pelo tradicional Club Brugge junto ao Fluminense, o brasileiro Luan Peres completou seus primeiros 12 meses atuando fora do Brasil.
São vários os pontos positivos do período listados pelo defensor de 24 anos, com um conceito de desperdício zero para adaptação. Mas há, também, dificuldades. As que Luan Peres define como ‘necessárias’. “É muito bom você poder defender um grande clube, tradicional na Bélgica, atuar na Europa, ter a oportunidade que eu tive de jogar uma Champions League contra o Atlético de Madrid, do Simeone. Mas não foi fácil, é difícil adaptar, ficar longe do seu pai e mãe muitos meses, não ver. Você aqui tem que fazer tudo sozinho e não tem sua família para dividir os pontos positivos e negativos. Mas faz parte do processo. Acho que passei por essa etapa da adaptação que é necessária” afirmou o jogador, com passagens também por Santa Cruz e Ponte Preta.
O foco de Luan Peres, agora, é jogar mais. Por isso a dedicação na pré-temporada do Club Brugge é dobrada. “Agora já me sinto em casa, bem mais a vontade, mais adaptado. Você consegue trabalhar muito melhor e se dedicar ainda mais. Meu foco agora é jogar mais, buscar uma titularidade. Quero ter sequência e começar a escrever meu nome por aqui, retribuir a confiança que o Club Bruge depositou em mim ao me buscar no Fluminense”, concluiu o zagueiro, que contabiliza 14 compromissos pelo time belga.
Ainda sobre o futebol internacional
Foto: Divulgação/Bordeaux
Começou na última semana, mais precisamente no dia 1º deste mês, a pré-temporada do Bordeaux, clube francês que conta com o brasileiro Otávio. O volante, natural de Maceió, Alagoas, está desde 2017 na equipe e acumula 69 jogos.
Um dos destaques do time no último ano, sendo inclusive o jogador que mais roubou bola no Campeonato Francês, com 127 desarmes, Otávio projeta a temporada que está por vir e revela sua expectativa para 2019-2020. “O último ano foi positivo para mim, individualmente meu desempenho foi muito melhor do que em 2017-2018, quando cheguei. O objetivo agora é continuar crescendo, evoluindo junto com o clube. Vamos trabalhar forte para fazer uma boa campanha na Ligue 1 e nas Copas da Liga e da França. Nossa equipe está se reforçando e acredito muito que temos condições de fazer uma ótima temporada”, destacou o atleta de 25 anos, que soma quase 250 jogos como profissional.
Oficialmente, a temporada começa só no dia 10 do próximo mês, quando o Bordeaux estreia no campeonato nacional. Enquanto isso, a equipe faz, na Áustria, sua preparação, com treinamentos e jogos amistosos. Na próxima semana, o time francês vai até Washington, Estados Unidos, participar do EA Ligue 1 Games, torneio amistoso que conta com outros três clubes franceses, o Montpellier, Olympique de Marseille e Saint-Étienne. “É um período importante do ano, de teste e bastante treino. Essa preparação é praticamente a nossa base para a temporada inteira. Teremos jogos importantes pela frente e precisamos estar em alto nível, tanto fisicamente quanto tecnicamente, para conseguir bons resultados. É um trabalho cansativo nesse início, mas que é fundamental”, concluiu.