A milícia do Iraque conhecida como Hezbollah (Kataib Hezbollah) está alertando todas as forças de segurança do Iraque, principalmente aquelas que contam com apoio dos Estados Unidos, onde os soldados devem se afastar das bases americanas no país.
A informação vem do próprio Hezbollah através da emissora de televisão local, Al Mayadeen. Eles pedem que as forças de segurança fiquem afastadas das bases a uma distância de pelo menos 1 quilômetro a partir deste dia 05 de janeiro de 2020 (domingo).
O comunicado levanta a tese de que as forças revolucionárias devem tentar uma investida contra as tropas americanas ainda nesta semana.
Luto nacional
Apesar do general pertencer a uma força militar do Irã, o primeiro ministro iraquiano, Adel Abdul Mahdi, deu uma declaração onde definiu como luto nacional pelos próximos três dias. Os homenageados são o general Qassem Soleimani, o líder das milícias iraquiano Abu Mahdi al-Muhandis e outros que foram mortos nesta quinta-feira pelos Estados Unidos.
“Tanto o comandante chefe Adel Abdul Mahdi, como o primeiro ministro declaram luto nacional pelas almas dos mártires a partir deste sábado.”
Ambos os lados estão definindo estratégias para melhor lidar com a atual situação na região.