Rodrigo Maia venceu mais uma batalha contra o governo de Jair Bolsonaro. Na semana passada, conseguiu a aprovação na Câmara dos Deputados do projeto do FUNDEB – Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica. Agora, ele quer discutir o SUS.
O presidente da Câmara, que tem estado muito ativo nos últimos dias, tem discutido com empresários e outros deputados federais um projeto voltado para a modernização do SUS. As pautas de Maia agora parecem ser a saúde e o meio ambiente.
A ideia
O Sistema Único de Saúde – SUS sempre foi muito criticado no Brasil. Ano após ano, as criticas apontando que o sistema não funcionava e que os mais pobres estavam abandonados eram recorrentes.
Com a pandemia do novo coronavírus, entretanto, o SUS assumiu papel de destaque e foi um dos baluartes da resposta brasileira à doença. Luis Henrique Mandetta fez questão de deixar claro à população todo o trabalho que estava sendo realizado pelos funcionários.
A partir daí, o SUS passou a ser visto com outros olhos. Atendendo a população de todo o país e se desdobrando no combate ao coronavírus, a ideia de modernizar o sistema surgiu depois que Rodrigo Maia se reuniu com a empresa Luiza Trajano.
Já existe um grupo de trabalho
Para discutir uma renovação e modernização do SUS, um grupo de trabalho já está sendo montado e atuará sob a coordenação da deputada federal Margareth Coelho (PP-PI). A deputada afirma que começará a interlocução com movimentos sociais.
Segundo a deputada, ainda, o SUS demonstrou sua importância no combate à pandemia e merece ser exaltado.
A verdade é que a rede privada se mostrou insuficiente para atender a todos os pacientes do covid-19 e, sem o SUS, haveria grandes chances de uma catástrofe.
Maia x Bolsonaro
Com o diagnóstico positivo para Covid-19, Bolsonaro diminuiu o tom de críticas e não tem aparecido atacando Rodrigo Maia. Entretanto, a relação entre ambos tem sempre altos e baixos.
Nesta semana, o governo, que era contra o FUNDEB, foi derrotado fragorosamente. Agora, resta esperar o que farão Maia e Bolsonaro a seguir.