A Aman (Academia Militar das Agulhas Negras) tem enfrentado problemas em controlar o avanço do novo coronavírus entre seus alunos. Com 1.784 aspirantes a Oficiais, a academia registrou, até o mês de junho, 242 casos de Covid-19.
Basicamente, 13% dos estudantes da instituição que fica em Resende, na região sul do Rio de Janeiro, estava invectada pelo vírus. A “forja de líderes”, como é chamado o local, não parou suas aulas em virtude da pandemia.
No mesmo sentido, a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar) também resolveu permanecer em pleno funcionamento e enfrentou um surto da doença entre os seus alunos.
Lei de informação
As informações só foram conseguidas após o Exército ter sido questionado sobre os casos com base na Lei de Acesso a informação. Apesar do grande numero de casos, não foi registrado nenhum óbito em virtude de contaminação pela Covid-19.
No total, todos os 242 infectados já se encontram recuperados. O Exército informou que tem em suas escolas 866 alunos, entre militares e civis e que, durante o período, realizou 196 testes para detectar a Covid-19.
Agulhas Negras tem quase metade dos casos de Resende
Se comparados os números de casos da Academia das Agulhas Negras com os casos registrados na cidade de Resende, verifica-se que, até 20 de junho, somente a academia dava conta de quase metade dos casos registrados em toda a cidade.
Enquanto a Aman registrava 242 casos, a cidade tinha 489.
Entretanto, quando indagada pela primeira vez a AMAN informou que havia 30 casos de infecções e 242 casos de recuperados. Confrontados sobre os números contraditórios, o Coronel Fernando Costa Adam informou que, onde se lê 30, dever-se-ia ler 242.
A dúvida continua
A Prefeitura de Resende informou que os casos de Coronavírus da Aman são comunicados via ficha de notificação compulsória.
Nos meses que se seguiram foi comum que os dados relatados pela prefeitura fossem diferentes e contivessem um número menor de contaminados do que os 242 inicias apontados pela Aman.
A dúvida permanece acerca do número de infectados.