Na manhã desta segunda-feira (21), a Polícia Federal cumpriu mandados de prisão contra investigados por ter participação em um suposto esquema de caixa 2 que teria sido praticado pelo senado José Serra, em campanha eleitoral realizada em 2014.
Nas eleições daquele ano, José Serra foi eleito senador.
Fundador da Qualicorp
Em cumprimento aos mandados de prisão temporária, a Polícia Federal deve José Seripieri Filho. Ele, que é fundador da empresa Qualicorp, também foi alvo de um mandado de busca e apreensão em sua residência.
Segundo se apurou, foram cumpridos ainda outros mandados nas cidades de Itatiba, Itu, Brasília e São Paulo. Todos eles têm como base um inquérito policial que tramitava pelo Supremo Tribunal Federal, mas que foi enviado à primeira instancia há pouco tempo.
O caso
Segundo comunicação conjunta da Polícia Federal e do Ministério Público do Estado de São Paulo, há fundados indícios de que José Serra tenha recebido doações eleitorais que não foram contabilizadas em suas contas de campanha.
Além disso, tais valores teriam sido repassados de por meio de operações financeiras simuladas, de modo que a ideia era ocultar sua origem ilícita e permitir que o candidato obtivesse uma vantagem e ordem financeira contra seus adversários.
Segundo apurado, o valor não declarado poderia chegar a ordem de R$ 5 milhões.
Julho complicado para Serra
No início do mês José Serra já havia sido alvo de mandados de busca e apreensão em sua residência, em operação coordenada pela força-tarefa que atua na Operação Lava Jato em São Paulo. À época, as denuncias era de lavagem de dinheiro.
No dia da ação, em nota, José Serra disse considerar as ações agressivas e invasivas. Disse ainda que a atuação da Polícia tinha a clara intenção de expô-lo. Ainda levantou dúvidas sobre o momento inesperado da operação, em meio a pandemia do covid-19.
Por enquanto o Ministério Público ainda não ofereceu denúncia contra o parlamentar. Tudo indica, entretanto, que indícios estão surgindo para embasar novas ações e devemos ter mais novidades muito em breve.
O senador que se cuide.