Para muitos, uma das piores partes da pandemia de coronavírus é não poder participar de cultos religiosos por causa da obrigatoriedade do distanciamento social. Apesar de haver alguns templos que já estão permitindo cultos presenciais, outros ainda resistem e muitos fiéis sentem falta da comunhão com os demais fieis.
Pensando nisso, a Assembleia de Deus de São José dos Campos foi além e criou uma coisa inédita: um culto que reúne tanto o drive-in quanto a presença física de fieis e o acompanhamento pela Internet.
De acordo com André Câmara, que é o pastor da Igreja da cidade paulista, já havia previsão para aumentar a sua capacidade e a pandemia de coronavírus foi uma espécie de “empurrãozinho”.
Para que cada vez mais fieis consigam acompanhar a celebração religiosa e receba o atendimento espiritual, a igreja tomou três medidas especiais: a primeira foi permitir que uma quantidade reduzida de pessoas possa assistir aos cultos presencialmente. Apesar de Igreja Assembleia de Deus permitir a presença de 700 pessoas normalmente, ela está recebendo menos da metade.
Além disso, ela também garantiu que todos os seus cultos sejam vistos pela Internet, com uma filmagem de qualidade, permitindo que os fiéis realmente experimentem a comunhão com os seus irmãos de fé.
Por fim, ela simplesmente retirou as paredes externas, abrindo espaço para que os carros dos fieis possam ficar em seu interior, criando um esquema drive-in. Assim, no mesmo salão, ficam alguns veículos com fieis em seu interior e as 300 pessoas que estão assistindo ao culto presencialmente.
Ao mesmo tempo, milhares de fiéis também assistem à celebração religiosa pela Internet.
Cabe salientar que tanto as pessoas que estão dentro dos carros quanto as que estão assistindo aos cultos nos assentos da Igreja mantêm o uso de máscaras e têm as suas mãos higienizadas com álcool em gel.
No caso de quem está assistindo presencialmente, é obrigatório o distanciamento social, ou seja, esses fiéis sentam-se longe uns dos outros e não podem tocar-se.