O número de lojas online está aumentado mas, além disso, é importante para os seus empreendedores que esse crescimento se revele também em mais vendas e melhores lucros. Venha conhecer algumas das formas que, segundo os especialistas do marketing digital, podem contribuir para que se assista a uma melhoria nas vendas.
No final do século XX e nos primeiros 20 anos do século XXI, temos assistido a um enorme crescimento tecnológico, que nos leva, inclusive, a conhecer este tempo como uma “era digital”.
O grande aumento no número de dispositivos, que geraria, também, a maior acessibilidade aos mesmos, faz com que todo o mundo tenha seu celular sempre na ponta dos dedos. Por isso, essa nova realidade sugeriu que as mudanças mundiais se dessem nos mais diversos níveis.
As escolhas sociais, as manifestações culturais e até as questões da economia e da política passam, hoje, pelos dispositivos. E, numa fase em que os brasileiros ainda lutam contra as condições precárias dos empregos e contra o desemprego, o mundo digital parece uma alternativa bastante chamativa para tentar novas dinâmicas laborais.
Segundo um estudo da Paypal com o BigData Corp, uma das áreas de negócio em que se nota a migração do trabalhador brasileiro para o empreendedorismo digital é o e-commerce. Avaliando o perfil do e-commerce no Brasil, esse estudo versou sobre 2019 e descobriu que existem, agora, 37,5% mais lojas do que as contabilizadas no estudo anterior.
Assim, o empreendedor brasileiro parece empenhado a entrar no mundo das vendas online. O grande constrangimento que você pode encontrar nisso é que existe, também, uma maior dificuldade em vencer nessa área, já que o mercado se tornou altamente competitivo e saturado. O SEBRAE lembrou que, em 2018, apenas 20% das lojas tinha a capacidade de se manter no ativo por mais de um ano e meio.
Contornar essas condições não é impossível mas é muito complexo e exige que os empreendedores brasileiros conheçam as melhores formas de agir perante o mercado e que tenham a maior atenção no momento de criar uma loja online.
A postura analítica, bem como a atenção ao marketing e aos métodos de trabalho pode fazer a diferença entre a falência e o êxito.
Hoje, apresentamos algumas estratégias que podem interessar aos empreendedores digitais que querem melhorar as vendas das suas lojas online.
- Iniciar o processo com uma análise eficaz
Algo que todo o empresário deve fazer quando cria a sua marca é realizar a análise SWOT.
Essa sigla inglesa denomina as forças (strenghts), debilidades (weaknesses), oportunidades (opportunities) e ameaças (threats).
Ela serve, fundamentalmente, para que uma empresa saiba quais são seus pontos fortes, quais os pontos a melhorar e quais as caraterísticas do mercado.
Torna-se, assim, mais fácil adaptar a loja online às tendências e às estratégias mais eficazes.
- Coloque anúncios e publicidade
Como a publicidade é, na sua maioria, paga; os empreendedores muitas vezes se descuidam dessa opção. Não deixe de apostar na promoção da marca através das publicações patrocinadas nas redes sociais ou da colocação de publicidade no Google. Se preferir, procure parceiros ou recorra ao marketing de afiliados.
Com pequenos investimentos, irá chegar a um público mais vasto, o que pode melhorar bastante as suas vendas.
- Não se desleixe nos conteúdos e interaja
O público se importa com o conteúdo. Para garantir a atenção do cliente, e que o está cativando, é preciso que o conteúdo que você cria seja interessante, pertinente e correto.
Preocupe-se com a linguagem utilizada, para garantir que esta é coerente, fácil de entender e também que tudo está escrito segundo as regras da gramática e da ortografia.
Além dos conteúdos do site, deve garantir que o público consiga reagir a estes, comentando ou enviando um email para a loja.
- Defina bem os termos do site
Saber o preço dos produtos, a forma de os adquirir, o método para o pagamento, o email para contacto, a forma de devolução ou troca de um produto: tudo isso importa para o consumidor.
Disponibilize toda essa informação e crie uma parte específica para os termos e condições do seu site. Isso irá melhorar a sua relação com o público, estabelecendo uma relação de maior confiança.
- Saiba que a imagem é importante
Provavelmente, quando criou sua marca também criou um logotipo. De fato, a parte visual da marca é muito importante e o web design é fundamental para o sucesso.
No entanto, além do logotipo, outros aspectos visuais são importantes: crie uma dinâmica visual chamativa e simples para o seu site, garantindo a sua adaptação na versão mobile e que todos os conteúdos sejam fáceis de ler e identificar.
Tenha cuidado com o peso desses conteúdos visuais, já que podem tornar o site pesado e difícil de carregar. Lembre que 40% dos consumidores não aguarda mais do que 3 segundos pelo carregamento de um site.