A menor de idade responsável por atirar em Isabele Guimarães, de 14 anos, pode ser internada, de acordo com a solicitação feita pela Delegacia Especializada em Adolescentes (DEA) e pelo Ministério Público.
Na prática, é como se ela estivesse detida, uma vez que as autoridades chegaram à conclusão de que o que ocorreu na casa dela em 12 de julho não foi um acidente e sim um disparo intencional. No momento, a adolescente responsável, que teve a sua identidade preservada em virtude de ser menor, está com 16 anos.
De acordo com a justiça, ela ficaria internada até os 18 anos, quando seria liberada sem qualquer passagem criminal. Essa, inclusive, é uma das coisas que enfurecem as famílias e as vítimas de crimes cometidos por menores de idade: mesmo para os juristas, o sistema é obsoleto e incentiva a impunidade.
Agora, será necessário aguardar que a Justiça dê prosseguimento à internação da adolescente; em caso negativo, a investigação continuará procurando provas a fim de que ela possa ser internada posteriormente.
Vale dizer que os familiares que estavam em sua casa no dia do assassinato de Isabele Guimarães também poderão ser presos, mas por cumplicidade, já que tentaram ajudar a responsável pelo tiro. Até mesmo o seu namorado, também com 16 anos, vai responder à Justiça.
Contradições foram descobertas em ligação para o SAMU
Um dos principais motivos para que a polícia desconfiasse da adolescente é a gravação das três ligações feitas de sua casa para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Nas duas primeiras, foi omitido que se tratava de um tiro, dizendo-se aos atendentes que tinha ocorrido uma queda.