O Brasil como um todo está sofrendo com a falta de peritos médicos nas agências do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), já que a categoria decidiu que não vai voltar a atender os beneficiários da previdência porque não se sentem seguros.
De acordo com os relatos dos peritos médicos, o INSS não oferece infraestrutura para que esses médicos estejam em segurança e, por isso, eles não desejam realizar perícias por enquanto.
A situação em Caxias do Sul é a mesma: muitas das agências passaram a funcionar na última segunda-feira, já tendo recebido documentações para pedido de benefício, dado orientações e resolvido outras questões.
Dessa forma, cidadãos que estão em etapas do pedido do benefício que não têm relação com perícia ou que precisam fazer prova de vida para manter o seu benefício podem continuar se dirigindo às agências do INSS de Caxias do Sul. Inclusive, pessoas que queiram comunicar que algum beneficiário faleceu.
Por outro lado, os cidadãos que estão esperando pela perícia e que a agendarão para a partir de amanhã (18) ainda não sabem bem o que esperar, já que o governo federal declarou que os peritos que não comparecerem aos postos de atendimento poderão sofrer processo administrativo.
Contudo, os representantes da categoria continuam afirmando que os peritos não aparecerão nos postos do INSS porque não se sentem seguros.
O ideal é que os cidadãos liguem para as agências do INSS em Caxias do Sul e confirmem se os peritos estão atendendo. Recomenda-se ligar com tempo hábil para que, em caso de resposta positiva, dê tempo de chegar à previdência social no prazo do agendamento, que deve ser feito pelo Meu INSS ou 135.